Gelo misterioso em árvore intriga agricultores no Ceará
Moradores do Bairro Brejo Seco, em Juazeiro do Norte, Ceará, estão impressionados com o surgimento de uma substância branca, que pinga um líquido transparente, nos galhos de uma árvore, como se estivessem congelados. Essa situação já está acontecendo desde o início de setembro, no interior do Ceará.
Saiba mais detalhes sobre o caso.
Árvore no Ceará apresenta gelo misterioso que deixou os moradores impressionados
De acordo com os residentes de Juazeiro do Norte, desde setembro, no período da manhã, os galhos das árvores estão pingando uma substância gelada. Já no decorrer do dia, o líquido espumoso domina os galhos e, no período da noite, se transforma em água. A população ficou intrigada com a explicação do fenômeno.
Segundo o professor Lamartine Soares Cardoso de Oliveira, do departamento de fitotecnia, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC), o gelo misterioso é formado por uma cigarra, como forma de proteção contra possíveis inimigos naturais.
“Essa situação tem duas funções. Esse líquido, essa espuma, é, na verdade, um resíduo da digestão da cigarra, o excesso do material que elas retiram da planta. E esse mesmo líquido, ela tem que utilizar, proteger seus ovos”, afirma.
Além disso, o professor pontuou que essa espuma não causa nenhum dano à árvore e nem às pessoas próximas. Portanto, ele destaca que não é necessário cortar os galhos das árvores e ressalta que é um fenômeno natural, sem nenhuma relação com alienígenas ou misticismo.
“A quantidade desse material é muito pequeno para trazer algum mal para a árvore. Não traz nenhum mal para o galho, não precisa podar, muito pelo contrário, é muito importante deixar porque as cigarras têm um papel muito importante na ecologia”, concluiu.
Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!
Imagem: Reprodução/Cariri Notícias