Gênesis-X1: Conheça o carro voador que está sendo produzido no Ceará

O estado do Ceará recebe os primeiros testes do Gênesis-X1, um modelo de carro voador ou “veículo elétrico de pouso e decolagem vertical” utilizado para deslocamentos. Entre suas características, está a capacidade de duas pessoas. Vale ressaltar que o carro voador está em produção e fica pronto em 2024.

Saiba mais detalhes.

Ceará deve receber primeiro modelo de carro voador em 2024

A empresa Vertical Connect está desenvolvendo um modelo de carro voador e escolheu o estado do Ceará para receber seus primeiros testes no ano que vem. O Gênesis-X1 será um modelo de “veículo elétrico de pouso e decolagem vertical” para deslocamentos urbanos e com capacidade para 2 pessoas.

O veículo terá 5 metros de comprimento, largura de 4,8 metros e altura de 1,40 metros, oito hélices e oito motores elétricos, além de fuselagem composta de fibra de carbono aeronáutico. Em relação ao deslocamento, o tempo máximo de voo será de 60 minutos e a velocidade máxima, de 130 km/hora.

Vale ressaltar que a expectativa é que no futuro seja utilizado para deslocamentos urbanos a partir de modificações na legislação. A empresa é sediada em São Paulo, mas a fábrica e toda a produção será levada ao Ceará. Além disso, a companhia pretende que o lançamento seja feito no estado nordestino.

Lembrando que, para o desenvolvimento e a produção do veículo, a empresa fechou uma parceria com o governo estadual e também um memorando de entendimento com o Instituto Federal do Ceará (IFCE). Além do Gênesis-X1, também foram divulgados outros modelos que poderão ser lançados no futuro.

Entre eles, está o Gênesis-GX-AB, voltado para agricultores e pecuaristas, o Gênesis-GX-H, que funcionaria como uma ambulância, o Gênesis-GX-F, de combate a incêndios, o Gênesis-GX-P, destinado ao policiamento de áreas urbanas, além do Gênesis-GX-L, que seria um veículo para entrega de cargas.

Imagem: Divulgação/Vertical Connect