Glossário de SEO: veja termos essenciais para quem busca melhorar o ranqueamento do seu site

Palavras técnicas dizem respeito às diversas ações de otimizações nos projetos.

O marketing digital vem ganhando cada vez mais importância dentro de empresas de diversas áreas, que enxergam na internet um imenso potencial de negócios. Seja contratando uma agência especializada em SEO ou montando equipes internas, muita gente ainda fica na dúvida com relação aos diversos termos usados por analistas e gerentes de projetos de SEO.

Separamos alguns dos principais termos usados no dia a dia da profissão, para você ficar por dentro do universo das otimizações para mecanismos de busca, melhorando a comunicação com seus clientes e funcionários. Pegue o bloco de notas, a caneta e entenda melhor cada parte de uma estratégia de SEO.

1.  Algoritmo

Essa palavra ficou um pouco famosa por conta das redes sociais, que utilizam algoritmos específicos para direcionar conteúdos e anúncios que podem ser de interesse dos usuários, de acordo com seus likes, comentários, pessoas que os seguem e interação em sites e outras mídias online que captam cookies de navegação.

Quando falamos de SEO, o algoritmo é o responsável por ler o conteúdo de todos os sites na internet e selecionar os mais relevantes para serem classificados nas primeiras páginas de resultado após uma busca. Sendo assim, ele é de extrema importância para qualquer site e passa por atualizações constantes.

2.  SERP

Sigla para Search Engine Results Page (página de resultados em mecanismos de busca), a SERP nada mais é do que as páginas encontradas na internet para uma determinada busca. Ela é a principal forma que profissionais de SEO avaliam o desempenho de um site, afinal, se o site não aparece na primeira página da SERP, a estratégia precisa ser revista.

3.  Erro 404

Você provavelmente já tentou acessar uma página da web que foi removida ou não encontrada. O famoso erro 404 pode acontecer quando o usuário digita a URL do site de forma errada ou quando uma página é arquivada dentro do site sem redirecionar o usuário para uma outra.

Diversos sites costumam brincar com essas páginas, exibindo mensagens divertidas e dando instruções para o usuário prosseguir no site de outras formas. Também pode ser ocasionado por erro em servidor, o que exige avaliação da equipe técnica.

4.  Backlinks

Os backlinks são uma parte muito importante de qualquer estratégia de SEO, e infelizmente são ignorados por muitos profissionais. Eles são responsáveis por criar autoridade para um site. Quanto mais backlinks um site tiver, maior será sua autoridade.

Porém, na prática, isso só ocorre se os sites com links direcionados forem saudáveis, e a concorrência é alta, fazendo com que uma boa estratégia de backlinks leve meses para mostrar resultados.

5.  Consultas e impressões

Toda busca feita no Google, Bing, Yahoo e demais mecanismos de busca gera uma consulta. Sendo assim, cada vez que um usuário digita algo no buscador e cai no seu site, isso gera uma consulta, ou seja, a palavra-chave pela qual aquela pessoa chegou até o seu site pelas buscas.

Atreladas a isso estão as impressões, que são a quantidade de vezes que seu site apareceu para buscas de uma determinada palavra-chave. Quanto maior for o número de impressões para as palavras-chave principais do seu projeto, maiores as chances de aumentar tráfego, conversões e autoridade.

6.  Taxa de rejeição

Quando um usuário acessa uma página do seu site e sai sem interagir — clicar em um botão, assistir a um vídeo ou preencher algum formulário — isso é considerado uma rejeição. A taxa de rejeição, portanto, é uma média de quantas pessoas entraram no site e saíram sem interagir com a página, seja por não acharem o conteúdo interessante, seja pelo longo tempo de carregamento.

7.  CTA

O CTA é uma abreviação para Call To Action, ou chamada para ação. Geralmente, é uma frase ou um parágrafo que convida o usuário a continuar lendo um post, clicar em um botão, preencher uma newsletter ou qualquer outra ação que faça ele se aproximar da sua marca ou conteúdo.