Governo anuncia mais Institutos Federais no Ceará
Nesta sexta-feira (19), durante uma entrevista para a televisão, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o governo federal deve criar novos institutos federais no estado do Ceará. Além disso, o Executivo também assinará um decreto que cria um Instituto Tecnológico de Aeronáutica no estado.
Saiba mais detalhes a respeito das novidades da educação cearense.
Governo federal deve criar novos institutos federais no Ceará
Durante uma entrevista à TV Verdes Mares, concedida nesta sexta-feira (19), o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o governo deve criar 100 novos institutos federais em todo o país, inclusive no estado do Ceará. Segundo ele, haverá um aumento de recursos para educação em 2024.
“O presidente agora vai lançar 100 novos institutos federais. O Ceará também vai ganhar novos institutos. Nós vamos ampliar os recursos de investimentos tanto nos institutos federais, quanto nas universidades, nesse ano de 2024”, ressaltou o ministro. No entanto, ainda não há mais informações sobre as unidades.
Além disso, o titular da pasta também deu mais detalhes sobre como será o funcionamento do primeiro Instituto Tecnológico de Aeronáutica fora de São Paulo, em Fortaleza. Durante sua agenda na capital cearense, o presidente Lula (PT) deverá assinar um decreto que determinará a criação oficial do instituto.
“É uma forma de reconhecer que, historicamente, 30% dos aprovados no vestibular do ITA ou são cearenses, ou fizeram curso aqui no Ceará. Vamos aproveitar todo o espaço da base aérea, já conseguimos empenhar R$ 50 milhões para o Governo do Estado”, afirmou Camilo Santana.
Segundo ele, ainda neste ano, será realizado um vestibular para dois cursos, sendo um voltado para engenharia de energia e outro para a área de tecnologia da informação. Ambos são diferentes dos cursos oferecidos pela unidade paulista para evitar concorrência. No total, serão 50 oportunidades disponíveis.
Imagem: Reprodução/Freepik