Governo de Pernambuco define cronograma de extinção das faixas salariais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

O Governo de Pernambuco anunciou a extinção das faixas salariais da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e também do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). Além disso, a gestão divulgou o cronograma, que estipula que a extinção completa só aconteça em junho de 2026.

Saiba mais detalhes a respeito do anúncio da gestão.

Governo de Pernambuco anuncia extinção das faixas salarias de policiais e bombeiros

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), anunciou um cronograma de extinção das faixas salariais da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e também do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). A pauta das faixas salariais, criadas em 2017, é antiga entre os agentes.

O principal objetivo delas era possibilitar diferentes níveis de progressão para agentes de uma mesma patente e que executam funções iguais. De acordo com o cronograma anunciado, o processo de extinção tem início em junho deste ano e a expectativa é que chegue ao fim somente em 2026.

“Após muito diálogo e planejamento, anunciamos o cronograma de extinção das faixas salariais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Estamos finalizando detalhes para o envio do Projeto de Lei. Esse é mais um passo decisivo para atendermos uma demanda histórica”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Vale ressaltar que o cronograma prevê que a extinção aconteça de forma gradual, tendo início com a faixa “A”. Já a faixa “B” será extinta em junho de 2025, enquanto que, a partir de junho de 2026, será a vez de todas as demais. A secretária de Administração de Pernambuco, Ana Maraíza, comentou a decisão.

“O fim das faixas vai devolver a esses profissionais o princípio da hierarquia, ponto fundamental para o trabalho dos que fazem a segurança”, destacou. Além disso, segundo ela, a extinção propiciará maior mobilidade em relação à progressão.

Imagem: Reprodução/Tuno Vieira