Governo do Ceará anuncia ótima notícia para beneficiários do CadÚnico e Bolsa Família

Na Assembleia Legislativa, na quarta-feira (12), foi aprovada a proposta do Executivo Estadual que prioriza ações voltadas para a ampliação da ocupação de vagas no mercado de trabalho por beneficiários do programa Bolsa Família e membros do Cadastro Único (CadÚnico).

Saiba mais a seguir.

Beneficiários do CadÚnico e Bolsa Família são prioridade

O projeto avalia, segundo o Governo do Ceará, a indiscutível importância do programa Bolsa Família para milhares de brasileiros em situação de maior vulnerabilidade. “Trata-se da maior plataforma de transferência de renda do mundo, retirando e devolvendo dignidade todo ano a inúmeras famílias da extrema pobreza”, consta na mensagem.

Além disso, de acordo com a proposta, serão implementadas iniciativas que visam facilitar o acesso dos mais pobres ao mercado de trabalho, que está se tornando cada vez mais especializado e exigente em termos de capacitação. Essas medidas têm como objetivo fornecer facilidades e incentivos para que os beneficiários tenham mais oportunidades de inserção laboral.

De acordo com o secretário estadual do Trabalho, Vladyson Viana, “o governador Elmano anunciou e está em fase de implementação o programa Ceará sem Fome que, aliado ao Bolsa Família, fará uma grande ação de transferência de renda e segurança alimentar para toda a população cearense que mais precisa”.

Segundo o secretário, além de assegurar a segurança alimentar e a transferência de renda, é de suma importância priorizar a superação da situação de extrema pobreza e vulnerabilidade enfrentada pelos cidadãos do Ceará nessas circunstâncias.

Para ele “a autonomia econômica é fundamental. Por isso, mais essa importante medida de priorizar, no processo de intermediação de mão de obra do sistema público de emprego, os trabalhadores beneficiários do Bolsa Família ou que estejam no Cadastro Único”.

De acordo com suas declarações, essa medida permitirá assegurar que, mediante um contrato de trabalho, o trabalhador possa preservar sua dignidade e, por meio de seu esforço e dedicação, garantir uma renda para si e sua família.

Terceirização

Para assegurar emprego e renda aos que mais necessitam, o governo do Ceará também implementará uma medida que reserva 10% das vagas de contratos terceirizados firmados pelo estado para pessoas registradas no Cadastro Único (CadÚnico).

O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, com o objetivo de permitir que milhares de famílias que atualmente recebem assistência financeira do governo possam alcançar autonomia financeira e ter acesso aos direitos fundamentais básicos. O projeto encontra-se em tramitação na Assembleia Legislativa e será votado nos próximos dias.

Imagem: Reprodução/Freepik