Governo do Ceará surpreende e anuncia reforço na segurança pública

Nesta quarta-feira (23), o governador Elmano de Freitas manteve sua prática de engajamento com a população do Ceará ao promover mais um encontro virtual de diálogo. O evento aconteceu durante sua tradicional transmissão ao vivo semanal, que ocorre às 12 horas das quartas-feiras, através das plataformas de mídia social do governador.

Durante esse encontro, o líder do Poder Executivo Estadual revelou que o novo Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) será oficialmente inaugurado em setembro. Ademais, ele reforçou o anúncio da convocação de novos agentes policiais e também adiantou seus planos de lançar um novo processo seletivo para a Polícia Civil do Ceará (PCCE).

Como será feito o reforço na segurança pública cearense?

Segundo Elmano de Freitas, essa série de iniciativas está inserida em um abrangente plano de investimentos direcionado à segurança pública nos próximos anos. O futuro Centro de Inteligência, cuja inauguração está prevista para setembro, desempenhará um papel fundamental na busca por uma integração e eficácia ainda maiores.

Também será oficializada a convocação de mais profissionais para integrar as fileiras da Polícia Militar, além do anúncio de um novo concurso para a Polícia Civil. Tais medidas refletem um comprometimento significativo em reduzir os índices de violência, ao passo que se reforça o empenho em encontrar soluções cada vez mais eficazes para a área de segurança pública no estado.

O CISP, em sua totalidade, abrangerá diversos núcleos de comando, tais como a nova sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Polícia Militar (PMCE), a Polícia Civil (PC-CE), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), o Centro Integrado de Inteligência, o Centro de Convivência, e ainda, haverá uma interconexão com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Melhorias na saúde

Aproveitando a ocasião, Elmano de Freitas também fez menção à inauguração do recém-implantado serviço de politrauma no Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ).

A partir de agora, os residentes da região cearense poderão contar com atendimento no HRVJ sempre que necessário. Essa conquista foi possível graças a um investimento total de mais de R$ 100 milhões, fruto de uma colaboração com o governo federal.

O hospital, que iniciou suas atividades com portas abertas no último dia 16 deste mês, dispõe de um total de 70 novos leitos, dos quais dez são destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), enquanto outros trinta leitos estão alocados na ala de observação da emergência, e trinta adicionais estão disponíveis para internação nesse mesmo setor.

Imagem: Reprodução/Ascom SSPDS