IBGE aponta o Ceará como principal estado produtor de camarão no Brasil
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado do Ceará é o maior produtor de camarão do país. Segundo o levantamento, a produção cearense representa 54,1% do total. O instituto ainda aponta que o ano de 2023 é o quinto seguido de crescimento do cultivo do camarão.
Saiba mais detalhes a respeito dos dados do IBGE.
Ceará é o maior produtor de camarão do Brasil com mais da metade da produção nacional
Segundo dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo quinto ano consecutivo, cresceu a produção de camarão no estado do Ceará. Em 2022, foram 61,3 mil toneladas criadas em cativeiro, o que indica um crescimento de 9,1% em comparação com 2021.
De acordo com a pesquisa, o destaque é o município de Aracati, que fica localizado a 147,3 km de Fortaleza. Na cidade, são produzidas 12,7 mil toneladas, ou seja, 20,7% da produção estadual e 11,2% da nacional. Na segunda colocação, aparece o município cearense de Jaguaruana, a 188,3 km da capital.
A PPM também aponta que das 10 cidades com maior produção de camarão no país, oito estão localizadas no estado do Pará. Portanto, é possível perceber que há uma concentração do cultivo no estado nordestino.
Caprinos e ovinos no Ceará
Além disso, a pesquisa também identificou que o estado é o quarto maior criador de caprinos e ovinos em todo o território brasileiro. No ano passado, houve um ligeiro crescimento de 1,4% na criação de caprinos e de 1,8% de ovinos.
Nesse sentido, os municípios cearenses de Tauá, Independência, Aiuaba, Santa Quitéria e Morada Nova são os destaques na criação de caprinos. Por outro lado, Tauá, Independência, Crateús, Morada Nova e Jaguaribe são os maiores produtores de ovinos no estado.
Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!
Imagem: Reprodução/Elena Shashkina