IBGE diz que 110 mil residências não responderam ao censo no estado no Pará

Segundo o presidente interino do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Cimar Azeredo, 110 mil residências ainda não responderam ao censo no Pará. As não-respostas são tanto de áreas nobres quanto daquelas mais afastadas dos centros das cidades do estado.

Uma apuração será feita até o final de março para entender a necessidade dos recenseadores retornarem às casas. 

Objetivo do IBGE

Os municípios precisam ser revisitados para atingir o objetivo do IBGE, que é ter um nível de não-respostas abaixo de 5%. Enquanto for alto o número de residências que não responderam, o censo não pode ser fechado.

O censo demográfico tem o objetivo de contabilizar o número de habitantes no território nacional, bem como identificar as condições e características de como vivem.

Essas informações são importantes para criação de políticas públicas e tomada de decisões de investimento. Então, responder ao censo do IBGE é de extrema importância para todas as residências do país.

Como é feita a coleta do censo

O primeiro censo da população do Brasil foi feito no ano de 1872, e foi a partir de 1890 que as pesquisas se tornaram decenais, ou seja, a cada 10 anos.

O censo demográfico é feito atualmente através de uma entrevista presencial, onde o recenseador aplica um breve questionário sobre as características dos residentes de todo o Brasil. Em resumo são informações como, por exemplo:

  • Emprego;
  • Renda;
  • Saúde;
  • Educação;
  • Condições de vida.

A entrevista dura menos de 15 minutos e respondê-la trará benefícios ao município e, consequentemente, às condições de vida, saúde, educação e muito mais.