Importante obra parada há mais de 10 anos em Pernambuco é ignorada por Lula

No último fim de semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou a Bahia e pediu para que a empresa que é responsável pela Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) trabalhe para concluir a obra.

No entanto, em nenhum momento de seu discurso, Lula comentou sobre o trecho da Ferrovia Transnordestina, localizado no estado de Pernambuco e que se encontra parado há mais de 10 anos.

Saiba qual foi o discurso do presidente.

Lula cobra obras de uma ferrovia, mas se esquece de outra

Durante passagem pelo estado da Bahia, o presidente Lula cobrou que a empresa Bamin, que é responsável pelo trecho entre Ilhéus e Caetité da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), em território baiano, trabalhe intensamente para que as obras que estão sendo feitas sejam concluídas até 2027.

“Em 2010, imaginava que essa ferrovia já estivesse inaugurada. Já era para ela estar inaugurada antes de 2023, mas quis o destino que o povo baiano me elegesse outra vez para que a gente pudesse retomar essa ferrovia”, afirmou durante o seu discurso.

De acordo com o Palácio do Planalto, o objetivo da obra é possibilitar o desenvolvimento de um corredor de escoamento de grãos da região oeste do estado e de minério da região sul. Esse é o último dos quatro trechos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que terá 537 km de extensão e passará por 19 cidades.

“Temos que cumprir o que colocamos no papel. É de interesse nacional fazermos mais ferrovias no país. Não é interesse de um ou outro empresário, mas de interesse da soberania nacional a gente fazer essa ferrovia e outras no país, para que a gente possa fazer este país se tornar competitivo”, disse Lula.

A bancada federal encontrou-se, recentemente, com o ministro dos Transportes, Renan Filho, que prometeu que as obras serão retomadas, mas, até o momento, não há nada concreto. A preocupação é que a etapa pernambucana não ande por ausência de interesse em uma Parceria Público Privada (PPP).

Imagem: Reprodução/Paulo Emílio