Quase metade da população da Bahia ainda não declarou imposto de renda; veja data limite

Mais de 700 mil baianos não declararam o imposto de renda à Receita Federal, esse número representa quase metade da população da Bahia. A Receita Federal prevê receber 1.516.180 declarações no estado em 2023.

O período para declaração iniciou em 15 de março e sua data limite é até o dia 31 de maio. No ano passado, quase 1,5 milhões de declarações foram recebidas dentro do prazo estipulado.

Imposto de Renda na Bahia

Quase 50% da população baiana ainda não declarou o imposto de renda. A Receita Federal tem a previsão de receber em 2023 no mínimo 1.516.108 e no máximo 1.555.487 declarações.

Para aqueles que não declaram o imposto de renda dentro do prazo estipulado, as multas são de 1% ao mês e podem ter o CPF inativado.

De acordo com consultores tributários, a melhor orientação é que os contribuintes declarem o imposto de renda à Receita Federal. Além disso, é importante não deixar para última hora.

A data limite para a declaração de imposto de renda na Bahia é até o dia 31 de maio de 2023. Para aqueles que têm dificuldade em elaborar as declarações, o mais correto é contratar um contador para auxiliar no processo e evitar erros.

671 declarações de imposto de renda na Bahia estão sendo investigadas

A Receita Federal está investigando uma operação de fraude na declaração de imposto de renda de pessoas físicas. São pelo menos 35.230 declarantes que repassaram falsas despesas de saúde para reduzir o pagamento devido.

Segundo a investigação, essas mais de 30 mil de pessoas declararam entre 2018 e 2022 mais de R$ 350 milhões em despesas falsas de saúde. Na Bahia, são 671 declarantes investigados com mais de R$ 11 milhões de gastos fraudulentos.

Ao receber a restituição financeira não quer dizer que o intermediário entregou o que prometeu, uma vez que a Receita Federal tem o prazo de até 5 anos para realizar a auditoria. Sendo assim, é possível que as fraudes no imposto de renda ainda sejam identificadas. 

Imagem: Reprodução / freepik.com