Incêndio em hospital no Pará faz centenas de pacientes serem transferidos

Na última terça-feira (12), um incêndio foi registrado no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) em Santarém, no estado do Pará. Por isso, centenas de pacientes foram transferidos da unidade de saúde. O Corpo de Bombeiros do município foi convocado para controlar as chamas e, felizmente, ninguém se feriu.

Saiba mais detalhes sobre o caso.

Incêndio em hospital paraense começou na madrugada de terça-feira

A secretária municipal de Saúde, Irlaine Maria Figueira da Silva, afirmou que uma médica de plantão no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo estava presente no momento em que a fiação elétrica da incubadora superaqueceu, causando um curto-circuito por volta da 1h30 da madrugada de terça-feira.

“Ela viu quando a fiação deu um ‘pipoco’ e rapidamente retirou a criança que estava na incubadora e levou para um local seguro. O fogo, porém, começou a se alastrar para outra área, onde as mães estavam internadas, e rapidamente começamos a evacuar toda a unidade”, conta a secretária de Saúde da cidade.

Por causa do incêndio, 250 pacientes internados no hospital foram transferidos. De acordo com a secretária, o Corpo de Bombeiros de Santarém foi acionado para controlar o fogo. Além disso, ela afirmou que ninguém ficou ferido, tanto durante o incêndio quanto durante a transferência dos pacientes.

Por meio de um decreto, a prefeitura da cidade declarou situação de emergência na Secretaria Municipal de Saúde, o que regulamenta a dispensa de licitação em relação às contratações para aquisição de bens, à prestação de serviços e às obras que estejam ligadas com a reparação dos danos da unidade.

Vale ressaltar que, para o atendimento dos pacientes evacuados, um hospital de campanha foi improvisado no Ginásio Estadual do Oeste do Pará, enquanto que outros enfermos foram levados a unidades regionais. Ademais, a prefeitura de Santarém montou ainda um novo fluxo de atendimento.

Explore mais notícias e artigos interessantes em nosso portal!

Imagem: Reprodução/TV Tapajós