Cidade de Minas Gerais pode ser incorporada à Bahia? Saiba mais
Nesta quinta-feira, dia 11 de maio, acontecerá a audiência da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização para debate da incorporação de cidade de Minas Gerais ao estado da Bahia.
O foco do debate será a incorporação da cidade Santo Antônio do Jacinto ao estado da Bahia e referente ao projeto do Parque Nacional do Alto Cariri que vem sendo coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Por que pode acontecer a incorporação da cidade de Minas Gerais à Bahia?
Está sendo discutido nesta quinta-feira, dia 11 de maio, a incorporação da cidade mineira, Santo Antônio do Jacinto, ao estado da Bahia. Após reunião preparatória no dia 1º de março, essa é a segunda audiência sobre o assunto.
A alteração entre os limites dos estados de Minas Gerais e Bahia fazem parte do plano para o manejo do Parque Nacional do Alto Cariri.
De acordo com o deputado estadual Leleco Pimentel (PT), as comunidades da cidade de Minas Gerais não foram consultadas sobre as alterações de limites entre estados e estão preocupadas com a possibilidade de perderem suas propriedades rurais que estão registradas na comarca de Santo Antônio do Jacinto.
O objetivo da audiência desta quinta-feira é debater a incorporação da cidade de Minas Gerais à Bahia juntamente com as comunidades da região e representantes do Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e as organizações que representam os produtores e trabalhadores rurais.
Na Bahia, o Parque Nacional do Alto Cariri existe desde 2010 com mais de 19 mil hectares, que protegem a Mata Atlântica do estado. Em Minas Gerais, desde 2008 foi criado o Parque Estadual do Alto Cariri que também preserva o mesmo bioma e integra o esforço de preservação.
A audiência foi transmitida ao vivo pelo YouTube no canal da Assembleia de Minas Gerais.
Imagem: Reprodução/ICMBio