INSS mobiliza beneficiários para realizar perícias médicas no Ceará; evento acontecerá no sábado (22) e domingo (23)
No próximo final de semana, em Fortaleza, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizará o primeiro mutirão de 2023, com o objetivo de atender a 500 beneficiários e segurados que necessitam de perícia médica.
A informação foi divulgada pelo Gerente Executivo do INSS da Agência de Fortaleza, Francismar Lucena, ao site “cearaagora”, na quarta-feira (19). As perícias estão agendadas para ocorrer no sábado e no domingo, com horários disponíveis entre 7 e 14 horas.
Nesse mutirão, médicos de outros estados estarão presentes e cada um deles realizará, no mínimo, 24 perícias. O INSS já iniciou a mobilização dos segurados e dos beneficiários, informando-os sobre o local e o horário de atendimento.
“Estamos prontos para agilizar o atendimento e diminuir o número de pessoas que precisam de perícias”, informou Francismar, que também destacou que os servidores do INSS já estão entrando em contato por telefone com os segurados para agendar os exames da perícia médica. Saiba mais!
Dúvidas e informações
O programa de rádio “Caminhos da Aposentadoria”, produzido pelo Jornal Alerta Geral e transmitido pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, oferece aos ouvintes e aos internautas uma linha direta via WhatsApp (85) 99273.4353, disponível aos sábados às 7 horas da manhã.
Por meio dessa linha, é possível encaminhar pedidos de esclarecimento sobre os benefícios pagos pelo INSS. As dúvidas são prontamente respondidas pelo professor e advogado Paulo Bacelar.
Perícias pendentes
No início deste mês, na Bahia, foi divulgado que o INSS realizaria mutirões em todos os sábados do mês, em prol de realizar uma parte das perícias que tinham ficado pendentes por conta da greve dos servidores. A paralização durou cerca de dois meses e todos os postos permaneceram fechados no período entre 28 de março e 24 de maio.
Os atendimentos, que geralmente ocorrem de segunda a sexta-feira, foram expandidos para incluir os sábados em Salvador e mais cinco cidades do interior, devido à demanda acumulada e ao alto número de agendamentos.
Além disso, a agência do INSS em Gurupi, que contava com três médicos peritos, enfrenta a ausência de profissionais para atender a população. Para garantir o andamento das perícias, um mutirão está sendo realizado ao longo desta semana na cidade.
Nesse mutirão, a expectativa é realizar 144 perícias previamente agendadas por telefone. Além disso, o órgão também está oferecendo um serviço provisório de avaliação social, com o objetivo de reduzir o tempo de espera pelos serviços.
Imagem: Reprodução/Agência Brasil