Instagram bloqueado: e agora?
O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas atualmente, principalmente quando se trata de compartilhar fotos e vídeos sobre o seu dia a dia. No entanto, existem alguns problemas recorrentes de contas serem bloqueadas e algumas ações ficarem restritas por alguns dias.
É possível tomar certos cuidados para evitar que ocorram problemas como esse, entretanto, se seu caso for uma conta no Instagram bloqueada, existem alguns truques que podem ajudar a liberar novamente sua conta para ser usada.
O que é Instagram?
O Instagram é uma rede social online onde ocorre o compartilhamento de vídeos e fotos entre todos os seus usuários. Ele também dá a permissão de que sejam aplicados filtros digitais e os compartilhar em outras diversas redes sociais, como o Twitter, Flickr, Facebook e Tumblr.
Os responsáveis pela sua criação são Kevin Systrom e Mike Krieger, tendo o seu lançamento no dia 6 de outubro do ano de 2010.
Como funciona o Instagram?
Conhecido também como Insta ou IG, o Instagram funciona como uma rede social para compartilhar vídeos e fotos. O app faz conexão com a câmera de seu celular e assim dá permissão para que você grave vídeos, tire e publique suas fotos e faça transmissões para que seus seguidores possam o assistir.
Celebridades grandes podem ser patrocinadas pelo aplicativo. Para isso, elas tiram fotos na intenção de promover algum produto, sendo necessário avisar que estão sendo pagas para que seu público fique ciente de que estão fazendo uma propaganda.
Por que eu fui bloqueado pelo Instagram?
De acordo com o próprio Instagram, contas serem bloqueadas possuem ligação direta com a violação das diretrizes da comunidade, Políticas da Plataforma e termos de uso do aplicativo.
Os motivos são bem variados, por exemplo, você pode ter sido bloqueado por escrever muitos comentários similares ou iguais em fotos diferentes, seguir ou dar unfollow em perfis de maneira imediata, curtir muitas postagens em um pequeno espaço de tempo ou por usar algum aplicativo que gere likes e seguidores.
O bloqueio do Instagram é temporário?
Não existe um prazo exato, por exemplo, o Instagram pode fazer a liberação de sua conta e suas ações em um dia ou pode chegar a levar semanas até que o bloqueio acabe.
No lugar de banir, o Instagram faz o bloqueio dos recursos por um certo período de tempo. Nesse espaço, o usuário está impossibilitado de seguir novos perfis, fazer comentários ou curtir posts, mesmo que esteja conseguindo acessá-los.
Quando tenta realizar uma dessas ações, recebe uma mensagem dizendo que ela foi bloqueada.
O que fazer para desbloquear quando o Instagram te bloqueia de comentar?
Se você acredita que o bloqueio foi de forma injusta, é possível reclamar diretamente para o Instagram na opção de informar um problema, disponível juntamente com o quadro das mensagens.
Também há possibilidade de reclamar por meio do seu perfil, acessando suas configurações, em seguida, dentro dessa opção você deve clicar onde diz para informar um problema ou enviar comentários.
Como posso desbloquear o meu Instagram?
Se você estiver com pressa e suas ações permanecem bloqueadas mesmo depois de relatar o problema, existem formas de acelerar o desbloqueio, no entanto, elas não são 100% garantidas:
- Primeiro, alguns usuários já relataram que desinstalar o Instagram e o baixar novamente muitas vezes acaba funcionando;
- Se por acaso o aplicativo estiver salvo em um cartão de memória, mude de SD e depois o baixe novamente. Em alguns casos costuma funcionar;
- O Instagram pode fazer o bloqueio de suas ações com base no seu IP. Se você estiver acessando o aplicativo através do Wi-Fi, mude para os dados móveis de seu celular para conferir se funciona;
- Se houver algum aplicativo em seu aparelho que gere curtidas e seguidores em sua conta, desinstale ele imediatamente e nunca mais o utilize.
Ficar sem tentar usar a conta por um período de 24 horas pode ajudar. Se ficar acessando o seu perfil de forma insistente, é possível que o Instagram o veja como um spammer.
Quando as ações forem novamente liberadas, é recomendado não repetir novamente o que levou sua conta a levar bloqueio, pois, em certos casos, pode acontecer da conta ser desativada de forma permanente.