Inverno em Pernambuco: saiba como será a estação no estado
O inverno começou oficialmente na quarta-feira (21), às 11h58, no hemisfério sul. Ele seguirá até o dia 23 de setembro, quando será substituído pela primavera.
Em Pernambuco, essa estação do ano tende a ter temperaturas mais amenas e com maior quantidade de chuvas.
Saiba mais sobre o assunto a seguir.
Inverno em Pernambuco
A previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) para o inverno no estado pernambucano é de chuvas dentro da média esperada para esse período na Região Metropolitana do Recife (RMR), enquanto que a Zona da Mata e o Agreste tendem a ter chuvas em nível normal ou abaixo da média.
O inverno é o período mais seco do ano. O fenômeno meteorológico El Niño, previsto para esse ano, não influenciará diretamente as temperaturas nessa estação em Pernambuco, porém pode trazer um verão mais quente com o aquecimento das águas do Oceano Pacífico.
Os meses de julho e agosto são os mais frios em Pernambuco, sendo os pontos mais altos do estado, como o Sertão e o Agreste, os lugares que geralmente registram as menores temperaturas, chegando a 15 °C ou menos.
A meteorologista da Apac, Aparecida Fernandes, também explicou à Folha de Pernambuco como fica o clima na Região Metropolitana e na Zona da Mata durante o inverno.
“As temperaturas na RMR e Zona da Mata diminuem, mas nem tanto, devido à proximidade com o mar, que serve como um regulador das temperaturas. Não temos nem temperaturas tão elevadas e nem tão frias. De toda maneira, na Região Metropolitana tem uma leve diminuição”, comentou Fernandes.
Previsão do tempo em Pernambuco
Na próxima quinta-feira (22), a previsão feita pela Anac é de tempo parcialmente nublado e com pancadas de chuva com intensidade fraca a moderada em toda a Região Metropolitana ao longo do dia.
Já no Agreste, a quinta-feira poderá ser parcialmente nublada com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia, também com intensidade fraca a moderada.
Imagem: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco