Lista revela que cidade do Pará é a segunda pior do Brasil

Dados atualizados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) revelam quais são as melhores e as piores cidades do país no quesito saneamento básico neste ano.

Quatro cidades do estado do Pará estão nas 10 primeiras posições quanto à pior distribuição de água e esgoto em seus municípios.

Saiba mais informações a seguir.

Cidades com piores índices de saneamento básico

A pesquisa realizada pelo SNIS levou em conta fatores como distribuição de água potável e a coleta de esgoto em 100 municípios brasileiros em 2023.

Confira abaixo quais são os municípios mais afetados e que ocupam as últimas colocações.

  1. Macapá (AP);
  2. Marabá (PA);
  3. Porto Velho (RO);
  4. Santarém (PA);
  5. São Gonçalo (RJ);
  6. Belém (PA);
  7. Rio Branco (AC);
  8. Maceió (AL);
  9. Várzea Grande (MT);
  10. Ananindeua (PA).

Nota-se que a maior parte das piores cidades no quesito saneamento básico estão nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, sendo 4 delas do Pará, incluindo a sua capital, Belém.

Dessa forma, metade dos municípios com o pior desempenho são capitais de seus estados, como Macapá (AP), Porto Velho (RO) ,Maceió (AL) e Rio Branco (AC), além da capital paraense já citada.

Não muito distantes das piores colocações estão São Luís (MA), na 86ª posição, Manaus (AM), na 83ª colocação, e Teresina (PI), em 80° lugar.

Confira a tabela completa com todos os municípios analisados aqui.

Plano de melhorias

O Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) foi desenvolvido para resolver os problemas das cidades brasileiras nesse quesito. Ele visa universalizar o abastecimento hídrico e o tratamento da coleta de esgoto.

Para atingir as metas com os baixos investimentos que o país faz nesse setor atualmente, levaria cerca de 40 anos para atingir os objetivos de maneira satisfatória.

No ranking elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa a 117ª colocação há seis anos.

Imagem: Reprodução/Freepik