Pará pode ganhar nova ferrovia da maior construtora da China

Na última quinta-feira, dia 13 de abril, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), se encontraram com o presidente da maior construtora da China, Wang Tongzhou, da Communications Construction Company (CCCC).

O objetivo da reunião foi discutir a intenção da empresa em construir e operar uma nova ferrovia no Pará. Nesta sexta-feira, dia 14 de abril, o governador do Pará e o presidente da maior construtora da China irão assinar o Memorando da Ferrovia do Pará. Confira em detalhes!

Maior construtora da China fará a construção e operação de nova ferrovia no Pará

O Memorando de Entendimento da Ferrovia do Pará prevê o investimento de aproximadamente R$ 7 bilhões para construção e operação da obra.

A nova ferrovia do Pará interligará o porto de Vila do Conde, na cidade de Barbacena no nordeste do estado, às cidades do sudeste paraense, como Parauapebas e Marabá. A partir daí a malha ferroviária irá para Açailândia no Maranhão, então, a Ferrovia será Norte-Sul.

A maior construtora da China, a Communications Construction Company (CCCC), irá colocar à disposição os investidores estrangeiros para a construção da nova ferrovia. Essa construção deve aumentar a capacidade de transporte de minério de ferro e grãos no Pará, o que deve contribuir para a economia local.

Presidente Lula quer o aprimoramento entre relações do Brasil e China

Nesta sexta-feira, dia 14 de abril, o presidente Lula informou que é necessário aprimorar a relação entre Brasil e China não somente na área comercial, assim como na preservação do meio ambiente. Além disso, ele também acredita na importância de criar novas tecnologias.

Entre os acordos com a China, está a parceria para construção de uma linha de satélites para monitoramento de biomas brasileiros, como a Floresta Amazônica, por exemplo. Essa tecnologia permite a visualização mesmo com nuvens.

Segundo especialistas, a China é o principal parceiro comercial do Brasil, sendo que 27% do que é exportado do país tem como destino o mercado chinês.

Imagem: jplenio1 / freepik.com