Maior parte das cidades mais violentas do Brasil são da Bahia; veja lista

De acordo com um levantamento de Segurança Pública, a maior parte das 20 cidades mais violentas do país estão localizadas no estado da Bahia. Entre os destaques, estão Jequié, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Camaçari e tantas outras. A taxa de crimes registrada no estado fica atrás somente do Pará.

Saiba mais detalhes.

Onze das 20 cidades mais violentas do Brasil são do estado da Bahia

Segundo o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, com dados referentes a 2022, a maior parte das cidades mais violentas do país estão localizadas no estado da Bahia. Em um ranking com 20 municípios, 11 são baianos. Também na Bahia, Jequié ficou em primeiro, com 88,8 homicídios por 100 mil habitantes.

Também estão em destaque as cidades de Santo Antônio de Jesus (88,3 homicídios por 100 mil habitantes), Simões Filho (87,4 homicídios), Camaçari (82,1 homicídios), Feira de Santana (68,5 homicídios), Juazeiro, Teixeira de Freitas, Salvador, Ilhéus, Luís Eduardo Magalhães e Eunápolis.

“A Bahia tem uma taxa muito acima da média nacional, e o nível de violência não está circunscrita na Região Metropolitana de Salvador, e sim no estado todo. É uma situação que chama a atenção”, afirmou Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Já Dudu Ribeiro, da Iniciativa Negra por um nova Política sobre Drogas, explica que “o que mais tem incentivado o aumento da letalidade é a pulverização das organizações criminosas”. Ele ainda afirma que “além das organizações locais, temos uma presença cada vez maior das facções nacionais, que migraram”.

Além disso, de acordo com o levantamento, a taxa de crimes violentos letais intencionais do estado da Bahia (50 mil casos por 100 mil habitantes) é a segunda do país, ficando atrás somente do Amapá, com 67 casos. Já Macapá (AP) foi considerada a capital brasileira mais violenta, seguida de Salvador (BA).

Imagem: rawpixel.com/ Freepik