Cidade do Ceará registra temperatura escaldante de 37,8ºC

Os primeiros dias do mês de maio estão sendo de calor intenso no Ceará. No dia 7 de março, uma cidade cearense registrou a maior temperatura do Brasil, 37,8ºC.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a previsão é que o clima quente continue nos próximos dias no estado. Isso porque o principal indutor de chuvas no Ceará se afastou em direção à linha do equador.

Então, o céu com poucas nuvens e muito sol está gerando calor intenso no estado, baixa umidade e ventos em baixas velocidades.

Cidade do Ceará que registrou a maior temperatura do Brasil

A cidade do Ceará, Jaguaribe, registrou a maior temperatura do Brasil no dia 7 de março com 37,8ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

O clima quente é comum em Jaguaribe devido a sua localização geográfica e baixa altitude. Além disso, a cidade também registrou uma das menores umidades relativas do ar, com 17%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o ideal é estar acima de 60%.

A baixa umidade do ar deixa o clima seco, por isso a importância de se hidratar, lavar o nariz e colocar toalhas molhadas ou água no quarto.

Temperaturas elevadas no Ceará em maio

Desde o início de maio o Ceará tem registrado temperaturas acima da média para este período do ano. Além disso, as chuvas deram uma trégua na região após março ter registrado o acumulado de 300 milímetros.

Os termômetros têm registrado 2ºC acima da média prevista para maio. Até o dia 7, Jericoacoara foi a cidade do Ceará que registrou a maior temperatura do mês com 35,3ºC, em seguida foi Jaguaribe com 34ºC.

Por conta das chuvas com volumes menos expressivos, a previsão é que o tempo estável e quente continue durante todo o mês de maio. 

Imagem: wirestock/Freepik