Mais da metade dos bares e restaurantes de Pernambuco operaram sem lucro em novembro de 2023

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco, a maioria dos bares e dos restaurantes do estado operou sem lucro durante o mês de novembro. Em relação ao mês anterior, houve uma queda no número de estabelecimentos que conseguiram registrar lucro no período.

Saiba mais detalhes a respeito do panorama do setor em Pernambuco e veja ainda o que disse o presidente da Associação.

Maioria dos bares e dos restaurantes do estado operou sem lucro no mês de novembro

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco buscou identificar qual foi a situação do setor no mês de novembro do ano passado. De acordo com os resultados, 61% dos estabelecimentos que estão em atividade no estado operaram sem lucro no penúltimo mês de 2023.

Em relação ao mês anterior, a pesquisa identificou uma queda de 5% na taxa de bares e restaurantes com lucro obtido ao longo do período. Além disso, o levantamento também observou que 16% dos estabelecimentos registraram prejuízo, ao passo que 45% permaneceram em equilíbrio. 

Apesar da queda no lucro dos estabelecimentos do setor em novembro, 59% dos bares e restaurantes conseguiram manter seus funcionários empregados. Segundo a pesquisa, apenas 12% realizaram demissões, enquanto 27% das empresas tiveram que efetuar novas contratações para seu quadro.

“Os resultados da pesquisa refletem os desafios enfrentados pelo setor de alimentação fora do lar, mas também evidenciam a resiliência e determinação das empresas em manter seus quadros de funcionários e buscar alternativas para superar as dificuldades”, ressaltou Tony Sousa, presidente da Associação.

Para ele, a expectativa é que essas dificuldades possam ser superadas. “Precisamos continuar unindo esforços e buscando soluções criativas para garantir a sustentabilidade do setor. A superação desses obstáculos depende do engajamento de todos os envolvidos, e estamos comprometidos”, reforçou.

Imagem: Reprodução/Freepik