Manbol: Saiba mais sobre o esporte que surgiu no Pará
O manbol surgiu, inicialmente, nas ruas do estado do Pará como uma simples brincadeira de criança, mas, em alguns anos, acabou se tornando uma modalidade esportiva nacional. Aos poucos, foi se espalhando pelo país e alcançando um número maior de praticantes até ganhar seus primeiros torneios.
Saiba mais detalhes.
Manbol surgiu nas ruas paraenses e hoje é considerado uma modalidade esportiva
Idealizado pelo jovem Rui Hildebrando em 1992, o manbol teve início como uma brincadeira simples das crianças paraenses e tinha como princípio básico que cada praticante jogasse mangas ao outro sem deixá-las cair no chão. Mas, em 2004, acabou se tornando oficialmente uma modalidade esportiva, com a fruta sendo substituída pela bola.
Nesse mesmo ano, o jovem Rui criou a Confederação Brasileira de Manbol (CBM), com sede na capital do seu estado, Belém. Com seu nome originado da junção das primeiras sílabas de manga (man) e bola (bol), o manbol conta com regras próprias e, por lei, é considerado um esporte genuinamente paraense.
No ano de 2005, com o esporte já estabelecido no seu estado, o jovem idealizador foi ao Rio de Janeiro com o intuito de expandir as fronteiras da modalidade. Tendo apresentado sua ideia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o manbol começou a ser difundido em diversos cantos do estado.
Nesse sentido, foi fundada a Associação de Manbol do Rio de Janeiro (AMRJ) e, em 2006, a primeira competição da modalidade aconteceu por lá. A partir daí, o esporte passou a ser conhecido por pessoas de todo o país e até mesmo da América do Sul. Além disso, a modalidade em duplas também foi criada.
Vale ressaltar que é um esporte bastante simples e contagiante, misturando raciocínio lógico e agilidade a partir do uso de duas bolas ovais. Além disso, pode ser praticado em quadras, áreas praianas, parques, escolas, rua e clubes.
Imagem: Reprodução/O Liberal