Mapa da Nasa revela que Pará é o estado que mais queima a Amazônia: confira

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Pará é o estado brasileiro que mais contribui com as queimadas na Floresta Amazônica. Apesar da negação do governo estadual, mapas estão evidenciando que o reduto das queimadas está no Pará e que a fumaça migra para outros estados.

Saiba mais detalhes.

Pará é o principal responsável pelas queimadas na Floresta Amazônica

Há semanas, Manaus, a capital do estado do Amazonas, tem vivenciado uma onda de fumaça que encobre a cidade. O cenário é causado pelas queimadas sem controle na região, o que tem piorado a qualidade do ar. No entanto, o Pará pode ser um dos principais responsáveis por toda essa fumaça.

Isso porque, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), atualmente, o estado abriga 51,5% das queimadas registradas na Floresta Amazônica. Por outro lado, o estado do Amazonas é responsável por somente 17,4% dos focos.

Além disso, o instituto mostra que, nos seis primeiros dias de novembro, foram registrados 1.916 focos de calor no Pará contra apenas 116 no Amazonas. Ademais, mapas de satélite da NASA e da Agência Europeia também estão evidenciando que o estado é o principal reduto das queimadas na floresta.

Por um lado, o Governo do Amazonas atribui as queimadas e a fumaça em Manaus a outros estados, como, por exemplo, o Pará. Por outro lado, o governo paraense ressalta que ainda não há nenhuma evidencia que comprove que a fumaça das queimadas esteja migrando entre os estados amazônicos.

“Nos últimos cinco dias, a maior pressão, identificada por satélites e pela rota da qualidade do ar nas cidades, veio de focos de calor registrados no Pará. A outra fonte são os focos, em menor escala, da região metropolitana de Manaus”, disse o secretário do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira.

Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!

Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros