Marca bilionária do TikTok comprova tendência de consumo dos vídeos online

Em setembro deste ano, o TikTok atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente em todo o mundo. Um número que não apenas comprovou o crescimento da plataforma chinesa, mas também mostrou que o consumo de vídeos online continua em alta. Atualmente, mais de 80% dos tráfego de dados da internet é gasto com esse formato de conteúdo. Desde as próprias redes sociais até o streaming, os vídeos estão dominando o mundo digital.

O sucesso do TikTok não é uma surpresa para quem acompanha o setor, pois o crescimento do aplicativo em 2020 foi acima dos 100% em muitos países.

Aqui no Brasil, por exemplo, a taxa mensal chegou a ultrapassar os 200%. O resultado é que os brasileiros estão entre os que mais utilizam a plataforma, seja consumindo ou publicando paródias, danças e até mesmo conteúdos mais informativos. Como explicamos em reportagem recente, a plataforma tem feito muito sucesso principalmente com o público mais jovem.

Entretanto, a marca de 1 bilhão de usuários ativos todos os meses é uma comprovação numérica de que a tendência para o futuro são os vídeos online, principalmente os de curta duração.

O TikTok conseguiu enxergar isso com antecipação, e acabou influenciando outros rivais, como o Instagram, o Facebook e até mesmo o Twitter. Hoje em dia, todas essas redes sociais se adaptaram para dar espaço aos vídeos mais curtos. Até mesmo o YouTube criou o Shorts em busca de uma fatia desse mercado, que parece cada vez mais dominado pelo serviço criado na China.

A busca por audiência dos criadores de conteúdo ajuda a explicar o número bilionário que a plataforma conseguiu em 2021. Quase todos os perfis só conseguem relevância se chamarem atenção desde o começo, e isso faz com que criar intro online seja essencial para qualquer conteúdo.

Os primeiros 10 ou 20 segundos de um vídeo costumam definir se o espectador vai assistir até o final, ou vai buscar algo diferente. Além disso, com essa tendência consolidada pelo TikTok dos vídeos curtos, a exigência das pessoas está aumentando. Uma introdução profissional pode garantir boas visualizações do início ao fim, principalmente em um momento onde o que mais se encontra na web são os vídeos online.

A internet está sempre passando por mudanças, e novas tendências surgem a todo o momento. Até o final de dezembro, e pelos próximos meses, os vídeos online devem ditar o ritmo de consumo.

Uma pesquisa recente, divulgada no portal da Rock Content, mostrou que 82% dos tráfegos de dados da web são direcionados ao consumo desse formato. As plataformas de streaming mostram isso com evidências, pois apenas no Brasil possuem quase 20 milhões de usuários nos diferentes serviços disponíveis.

O YouTube é outro site que faz muito sucesso por aqui, e com um crescimento constante. Não faltam criadores de conteúdo conseguindo mais de 1 milhão de inscritos. O youtuber Felipe Neto, por exemplo, está próximo de atingir a marca dos 45 milhões de fãs digitais, sendo ele o mais popular do país na atualidade.

Seja no YouTube ou no TikTok, é inegável que os vídeos online estão em alta nos formatos mais variados possível. O maior mérito da plataforma chinesa é conseguir um crescimento rápido, e também mudar a forma com que as pessoas consomem o audiovisual.

A marca de 1 bilhão de usuários que o aplicativo possui deve aumentar nos próximos meses, pelo menos é o que indica os números. O TikTok causou um grande impacto na internet, e reconhecer a importância disso é entender também como a internet funciona.