Precisa de memória no celular? Saiba como liberar mais
Um dos maiores problemas para usuários de celular é quando ele apresenta memória cheia. Com pouco espaço de armazenamento no dispositivo, várias funcionalidades podem ficar limitadas, além de não conseguir salvar fotos e vídeos e baixar ou atualizar aplicativos.
Felizmente existem algumas formas de conseguir liberar memória no celular, e, nesta semana, o Google anunciou uma nova ferramenta para auxiliar os usuários com pouco espaço de armazenamento. Confira!
Arquivamento automático de aplicativos para liberar memória no celular
O Google lançou uma nova funcionalidade que permite que o usuário de Android arquive aplicativos pouco utilizados. Com isso, cerca de 60% do espaço utilizado é liberado. Além disso a ideia é que esse arquivamento ocorra automaticamente.
Assim, não será necessário desinstalar um aplicativo para liberar memória no celular, pois ao arquivá-lo pelo menos 60% do espaço ocupado será liberado.
Para usar um aplicativo arquivado será necessário clicar no ícone de nuvem que estará em cima do logo do app e o download será realizado novamente. Segundo o Google, os dados pessoais não serão removidos nesse arquivamento automático, então, o login poderá ser feito novamente sem problemas.
Até o momento o arquivamento automático não está disponível para todos os aplicativos, uma vez que foi lançado recentemente para os desenvolvedores.
Dicas para liberar memória no celular de forma manual
Para descobrir o que mais ocupa memória no celular Android você pode acessar: Configurações > Armazenamento. Será exibido na tela tudo o que tem ocupado o armazenamento do seu smartphone como fotos, vídeos, aplicativos, pastas e dados em cache, por exemplo. Após isso siga essas dicas:
- Desinstale aplicativos pesados e pouco usados;
- Faça uma limpa na sua galeria de fotos;
- Limpe o cache dos aplicativos;
- Salve as conversas do WhatsApp na Nuvem;
- Instale aplicativos que podem te ajudar a fazer uma limpeza na memória do celular.
Imagem: Freepik / freepik.com