Mesmo com queda, Bahia é o estado brasileiro com maior número de mortes violentas

O Monitor da Violência é um índice criado pelo portal g1 através da coleta do índice nacional de homicídios com informações oficiais das 26 unidades federativas e do Distrito Federal.

Os dados divulgados na última terça-feira (20) mostram que a Bahia é o estado com o maior número de mortes violentas no primeiro semestre de 2023.

Saiba mais informações a seguir.

Mortes violentas na Bahia

Segundo o Monitor da Violência, o estado baiano registrou 1.289 casos de pessoas que morreram por homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios ou lesões corporais seguidas de morte entre janeiro e março deste ano.

Mesmo com a liderança no ranking, o número ainda é inferior ao registrado nesse mesmo período no ano passado, 1.328 casos. Uma redução de quase 3%.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou ao g1 em nota que a redução de casos ocorreu entre os dias 1º de janeiro e 19 de junho de 2023 e os números desse período caíram em 5,3%.

O SSP-BA também comentou sobre o número de feminicídios no primeiro semestre do ano. Foram registrados 39 casos. No mesmo período do ano passado, os dados do Serviço de Segurança Pública contaram 45 vítimas.

A nota do órgão enviada ao g1 não detalhou os crimes nem o número de assassinatos por mês.

Luiz Henrique Requião, advogado especialista em Segurança Pública, explicou ao portal os motivos para o número elevado de mortes violentas na Bahia.

“Os dados de violência nunca estão dissociados dos dados econômicos no local. A Bahia ainda é um dos estados com um dos maiores índices de desigualdade do Brasil”, disse.

Onde encontrar mais informações?

Para saber as últimas notícias do que acontece no seu estado, acesse o portal digiwn.com e não perca nada!

Imagem: aleksandarlittlewolf/Freepik