Mais de 900 mil usuários de telefonia no Pará solicitam a migração de operadora em busca de melhores serviços

Só no primeiro trimestre de 2023, 25 mil paraenses realizaram a portabilidade do número de celulares. Ou seja, solicitaram a migração de operadora.

Essa migração de operadora foi implantada gradativamente nos estados do Brasil desde 2008. Segundo dados da ABR Telecom, desde que a portabilidade de número chegou ao Pará, pelo menos 900 mil usuários solicitaram o serviço.

Migração de operadora no Pará

De acordo com o relatório trimestral da ABR Telecom, 907,54 mil usuários do Pará, dos DDDs 91, 93 e 94, fizeram a migração de operadora no Pará.

Deste número, 144,08 mil migrações foram feitas por usuários de telefones fixos e 763,46 mil por pessoas com telefones móveis. Entre janeiro e março deste ano, o Pará registrou 26,88 mil solicitações de migração de operadora, sendo 25,40 mil de dispositivos móveis.

Portabilidade numérica no Brasil

Segundo a ABR Telecom, no primeiro trimestre de 2023 foram feitas 2,16 milhões de migrações de operadoras no Brasil. Deste número, 427,11 mil foram de telefones fixos e 1,73 milhão foram de dispositivos móveis.

A portabilidade numérica é feita geralmente quando o usuário não está satisfeito com os serviços da sua operadora e solicita a migração para outra sem trocar o número de telefone.

Para realizar a portabilidade numérica o interessado deve comparecer à loja da operadora desejada para solicitar a migração.

Critérios para realizar a migração de operadora

Para realizar a migração de operadora, o usuário deve informar à operadora de telefonia desejada:

  • Nome completo;
  • Comprovante de titularidade da linha telefônica;
  • Número da identidade;
  • Número de registro no cadastro do Ministério da Fazenda, caso seja pessoa jurídica;
  • Endereço completo;
  • Código de acesso;
  • Qual a operadora que ele está saindo.

Imagem: Freepik / freepik.com