Ministro da Educação agendou visita à Pernambuco, mas logo cancelou; entenda o motivo

A próxima segunda-feira (28) marcaria uma significativa agenda para Camilo Santana, ministro da Educação, em Pernambuco. No entanto, essa agenda foi cancelada pelo ministro. O evento estava originalmente agendado para ser realizado na Arena de Pernambuco, localizada em São Lourenço da Mata.

Como parte de sua jornada por diferentes estados, Camilo Santana tem se dedicado a ratificar a adesão aos programas do Ministério da Educação (MEC), como o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e a Escola em Tempo Integral.

Construções futuras em Pernambuco

O objetivo principal da visita do ministro ao estado era formalizar a participação do governo estadual nos programas do governo federal que são coordenados pelo Ministério da Educação (MEC) no âmbito do Novo PAC. Embora tenha sido confirmado o cancelamento da visita pelo MEC, ainda não foram fornecidos detalhes sobre a nova data prevista para essa agenda.

Dentro do cenário pernambucano, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão subordinado ao MEC, detectou a existência de 159 obras que permanecem em estado inacabado ou suspensas. A finalização desse conjunto abrangente de projetos poderá representar um acréscimo de:

  • 55 unidades dedicadas à educação infantil;
  • 32 escolas de ensino fundamental;
  • 2 escolas de caráter profissionalizante;
  • 16 iniciativas de ampliação e reforma;
  • 54 novas quadras esportivas ou coberturas para as quadras existentes.

Conforme apontado pelo governo federal, a ênfase será dada à construção de creches, escolas em regime de tempo integral e a modernização e expansão de institutos e universidades federais, todos englobados no âmbito de Educação, Ciência e Tecnologia do Novo PAC.

A proposta central do programa é estimular a permanência dos estudantes nas escolas, a alfabetização no período apropriado e o avanço da produção científica no Brasil. Para esse propósito, está previsto um investimento de R$ 21,1 bilhões em Pernambuco.

Programa: Juntos Pela Educação

Durante o evento, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, tinha a intenção de compartilhar detalhes do programa estadual denominado “Juntos pela Educação”, lançado no dia 2 de junho. Segundo a administração, esse programa representa a maior injeção de recursos já vista na rede de ensino pública do estado.

Dentro dos focos primordiais delineados pelo “Juntos pela Educação”, destaca-se a meta de disponibilizar 60 mil vagas na educação infantil, contemplando municípios que se estendem do Litoral ao Sertão do estado.

Atualmente, Pernambuco ocupa a 23ª posição no ranking nacional de atendimento das creches públicas, de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2019. A iniciativa tem por desiderato dobrar o número de matrículas em creches na rede pública (em relação ao ano de 2019) e alcançar a universalização da educação infantil na etapa da pré-escola.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Luís Fortes/MEC