Ministro da Justiça sugere ampliar GLO para estados do Nordeste

Na última terça-feira (23), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, sugeriu uma ampliação da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), vigente desde novembro de 2023, para estados do Nordeste. O atual titular da pasta deixa o comando do ministério no próximo dia primeiro de fevereiro.

Saiba mais detalhes a respeito das declarações do ministro.

Flávio Dino sugere uma expansão da GLO para estados do Nordeste

Durante uma entrevista concedida à GloboNews na última terça-feira (23), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que surgiu a proposta de extensão do decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), em vigor desde novembro do ano passado, para portos e aeroportos do Nordeste.

De acordo com o ministro, uma vez que, inicialmente, a operação tem focado no crime organizado do Sul e Sudeste do país, o decreto poderá ser ampliado para outras regiões. Flávio Dino deixa o comando do ministério no início do mês de fevereiro e essa decisão caberá ao seu sucessor, Ricardo Lewandowski.

Além disso, o atual titular da pasta também afirmou que o decreto, que seguirá valendo até maio, poderá ser prorrogado até o final do ano, por mais seis meses. A proposta surgiu em uma reunião com o ministro da Defesa, José Múcio, os comandantes das Forças Armadas, além da Polícia Federal (PF).

“Houve uma avaliação unânime de que a GLO dos Portos e Aeroportos foi um acerto. É eficiente e tem resultado em apreensão de drogas, prisão de pessoas e desvios de rotas por parte de organizações criminosas. Isso significa embaraçar as suas atividades”, ressaltou o ministro durante a entrevista.

Lembrando que, com a GLO, as Forças Armadas e a Polícia Federal têm permissão para atuar em alguns portos e aeroportos do país para combater organizações criminosas.

Imagem: Reprodução/PF