Moradores de cidades do Pará podem solicitar parabólica gratuitamente

Mais de 500 mil famílias já se beneficiaram com o kit da parabólica digital e, agora, eles já estão disponíveis para mais três municípios da Região Norte. Para solicitar o equipamento gratuito, é preciso estar registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter uma parabólica convencional instalada e em funcionamento em sua residência.

Essa troca é necessária devido à implantação do 5G e, consequentemente, ao futuro desligamento das parabólicas tradicionais, que operam na faixa de 3,5 GHz. O modelo antigo sofre interferência do sinal 5G, uma vez que ambos utilizam a mesma frequência. Confira!

O que é 5G

A quinta geração das redes móveis, conhecida como 5G, está sendo desenvolvida desde os anos 2000 como sucessora da rede 4G. Essa nova geração promete conexões e velocidades de download ainda maiores. O 5G foi lançado em 2019, embora com disponibilidade limitada inicialmente.

Em teoria, o 5G oferece velocidades superiores ao atual 4G. As velocidades máximas e médias aumentaram significativamente desde o lançamento da primeira rede digital, o 2G, nos anos 1990. Com a introdução do 5G no Brasil, têm ocorrido alterações na transmissão via satélite de canais abertos de TV, a fim de evitar interferências.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu a mudança da faixa das antigas parabólicas ao estabelecer as diretrizes para a implementação do 5G no Brasil. Conforme as regras estabelecidas nesse documento, está previsto o desligamento do sinal de TV nas parabólicas antigas.

O projeto no Pará

Na nova etapa, o estado do Pará se destaca por ter a maior quantidade de municípios com agendamentos disponíveis: Altamira e Salinópolis. Logo em seguida, está o município de Pequizeiro, no estado do Tocantins. Além disso, o serviço ainda está disponível em outros 1.610 municípios brasileiros, incluindo as capitais e o Distrito Federal.

A ação é coordenada pela Siga Antenado (Entidade Administradora de Faixa – EAF) e conta com o acompanhamento do Ministério das Comunicações (MCom) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O kit gratuito inclui uma parabólica digital, um receptor, um controle remoto com pilhas e os cabos necessários para conexão com o televisor.

As famílias elegíveis para receber o equipamento devem agendar a troca por meio do telefone 0800 729 2404 ou pelo site da Siga Antenado. Ao fazer o agendamento, é necessário fornecer informações pessoais, como CPF e Número de Inscrição Social (NIS).

Imagem: Reprodução/Freepik