Museu histórico de 1932 no Ceará será restaurado
Na última segunda-feira (16), o governador Elmano de Freitas (PT) assinou um projeto de lei que determina a reforma do Museu do Ceará. A expectativa é que o processo possa dinamizar a política voltada para as artes e ainda atrair turistas para o estado nordestino.
Saiba mais detalhes a respeito da reforma do espaço histórico do estado que já foi aprovada pelo Executivo.
Governo do Ceará anuncia restauração de museu que está fechado desde 2019
O projeto de lei foi assinado pelo governador Elmano de Freitas (PT) e determina a destinação de R$ 4,5 milhões para a restauração do Museu do Ceará. O recurso é do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID).
O espaço está fechado desde o ano de 2019 e, por isso, a reforma já está sendo bastante aguardada pelos profissionais da cultura. Nesse sentido, a expectativa da reabertura do espaço é dinamizar a política que é voltada para a arte, além de fomentar o turismo da região.
“Cada vez mais os museus modernos incorporam, com o avanço da tecnologia, estratégias tanto para ações virtuais, como conhecer o acervo a distância, ampliando a capacidade de alcance. Como também recursos que garantam a acessibilidade para todas as pessoas, independente de sua condição ou de algum tipo de restrição. Usaremos tecnologia para isso”, ressaltou a secretária de Cultura, Luísa Cela.
Além disso, no espaço onde hoje está o museu, também já funcionou a Academia Cearense de Letras, a Biblioteca Pública, a Faculdade de Direito, o Instituto do Ceará e ainda o Tribunal Regional Eleitoral.
Atualmente, o espaço conta com um acervo de cerca de 13 mil peças, que são responsáveis por contar a história do estado. Em exposição, estão itens de arqueologia, antropologia indígena, paleontologia e de mobiliário. Ademais, é considerado o primeiro museu do Ceará, tendo suas portas abertas em 1933.
Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!
Imagem: Reprodução/TV Brasil