Nova carteira de identidade começará a ser emitida no Pará em breve; saiba como solicitar

Seguindo o prazo estipulado pelo governo federal, a partir do dia 11 de janeiro, o Estado do Pará deve começar a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substituirá a carteira de Registro Geral (RG). Até o momento, somente 17 estados brasileiros e o Distrito Federal deram início ao processo de emissão.

Saiba mais detalhes.

Pará deve começar a emitir nova carteira de identidade ainda neste mês

O governo federal prorrogou o prazo e, a partir do próximo dia 11, todos os estados brasileiros deverão começar a emitir Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substituirá a carteira de Registro Geral (RG). É o caso do Estado do Pará, que, até o momento, ainda não deu início ao processo de emissão da carteira.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação, até agora, 17 estados brasileiros e o Distrito Federal deram início a esse processo e cerca de 3 milhões de pessoas já estão com seu documento novo. Vale ressaltar que a nova carteira de identidade será emitida tanto na versão física quanto na digital.

Entre os principais benefícios do novo documento estão a segurança e mobilidade, uma vez que o CPF (Cadastro de Pessoa Física) passará a ser o seu principal número, sendo utilizado em todo o território nacional. Além disso, o número único também reduzirá a possibilidade de duplicação e de golpes.

Em relação ao processo de emissão da nova carteira, cada estado está estipulando suas regras específicas. Porém, no geral, é necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento e CPF. Já crianças menores de 18 anos deverão ser acompanhadas por seus pais ou responsáveis no processo.

No Pará, apesar do prazo limite se encerrar no dia 11 de janeiro, ainda não há uma data específica para o início da emissão. “A Polícia Civil informa que a emissão das novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN) iniciará após o lançamento que ocorrerá ainda neste mês”, ressalta a nota divulgada pela corporação.

Imagem: Reprodução/Ricardo Wolffembüttel