Nova unidade do ITA no Ceará? Saiba mais sobre a novidade
O Ceará poderá receber em breve uma nova unidade do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). O estado já demonstra liderança em aprovações no ITA, tendo conquistado 40% das vagas em 2022.
O ITA, uma instituição universitária pública, está sob a administração do Comando da Aeronáutica e também acolhe alunos civis, o que o torna sujeito às normas de regulação e avaliação estabelecidas pelo MEC.
De acordo com informações apuradas pelo jornal Estadão, há estudos em andamento sobre a possibilidade de inauguração da unidade no Ceará. No entanto, ainda não existe um processo oficial no Ministério da Educação, nem definição sobre quais cursos seriam oferecidos e quando eles começariam a ser disponibilizados no estado.
Objetivo principal da nova unidade do ITA no Ceará
A proposta visa facilitar a vida de milhares de estudantes que atualmente precisam se deslocar e mudar para a capital cearense a fim de estudar e enfrentar os concorridos vestibulares do país. Após serem aprovados, esses estudantes ainda são obrigados a se mudarem para São José dos Campos, em São Paulo, onde está localizada a única unidade do ITA atualmente.
A Força Aérea Brasileira (FAB) ainda não anunciou a data de início das operações da unidade em Fortaleza, nem divulgou quantas vagas serão disponibilizadas. Apenas sabe-se que a unidade do ITA no Ceara será instalada na Base Aérea, situada no Bairro Aerolândia, em Fortaleza, que oferece amplo espaço para a iniciativa.
Possíveis obstáculos
Um decreto presidencial de 2017 estabelece que não é permitida a abertura de unidades em cidades que não sejam localizadas no estado sede da instituição. Por conta disso, o ITA e o MEC estão atualmente analisando se esse decreto se aplica ao instituto.
Anteriormente, o ITA promoveu mestrados profissionais em Fortaleza, mediante um investimento de R$ 3,5 milhões do governo estadual em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).
Assim, a primeira turma do Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada, iniciada em 2015, marcou o primeiro curso do ITA fora de sua sede em São José dos Campos, interior de São Paulo.
Imagem: Reprodução/Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)