Novo Aterro Sanitário deve começar a ser construído no Pará em 2024

Para o próximo ano, a Prefeitura de Juruti, no oeste do estado do Pará, pretende dar início à construção do aterro sanitário municipal. Nesse sentido, o projeto técnico já foi enviado pela gestão para a Câmara de Vereadores. Vale ressaltar que a obra é um dos compromissos da prefeita através da Agenda Positiva.

Saiba mais detalhes.

Prefeitura de Juruti prevê início da construção de novo aterro

Neste mês de dezembro, o projeto técnico do novo aterro municipal foi apresentado pela Secretaria de Meio Ambiente ao Comitê do Plano de Saneamento Básico, na Câmara de Vereadores. A execução da obra é um dos compromissos da Prefeitura de Juruti firmado em 2007, por meio da Agenda Positiva.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Nayme Lopes, já foram adotadas todas as providências necessárias, que têm relação com o licenciamento ambiental do novo aterro sanitário.

“A área está passando pelo processo de licenciamento ambiental, os estudos ambientais já foram realizados. Estamos na fase de parecer técnico para a emissão das licenças ambientais e em seguida a empresa Alcoa irá executar a obra. Por isso é um dia de muita importância para a população”, disse.

Vale ressaltar que a execução da obra deve ter início no ano que vem por meio de uma parceria com a mineradora Alcoa. O contrato com a empresa havia sido firmado em 2007, mas as tratativas entre a gestão e a mineradora só foram retomadas em 2021. A prefeitura ficou responsável pelo projeto.

No ano passado, foi realizada uma audiência pública para definir o local onde será instalado o novo aterro. Já em 2023, com todos os processos finalizados, deu-se início à elaboração do projeto, que foi enviado aos vereados no dia 7 deste mês. Em breve, a Alcoa deve dar início ao processo licitatório.

Imagem: Reprodução/José Leomar