Cidades do Ceará podem receber novos polos industriais

Os representantes das cidades cearenses Maracanaú e Redenção participaram de uma reunião com o presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Marcos Soares, e o prefeito de Maranguape, Átila Câmara (SDD), para a discussão da construção de novos polos industriais no estado.

No dia 11 de março de 2023, foi inaugurado o novo polo industrial de Maranguape, localizado na região de Tangueira, ocupando uma área de 47 hectares com a expectativa de gerar mais de 2 mil vagas de emprego diretas.

Novos polos industriais em cidades do Ceará

Os polos industriais são centros que reúnem diversas empresas do setor da indústria em uma cidade. Nesse local, são produzido equipamentos, produtos e tecnologias e, além disso, geram várias oportunidades de emprego para diversas áreas.

Está sendo discutida a possibilidade do lançamento de novos polos industriais em cidades do Ceará. Os representantes dos municípios de Redenção e Maracanaú estão discutindo a proposta juntamente com o Centro Industrial do Ceará (CIC).

Atualmente, o estado conta com o polo multissetorial de Maranguape, o polo químico de Guaiúba e os distritos industriais de São Gonçalo do Amarante, Maracanaú, Caucaia e da Região do Cariri.

Segundo o presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Marcos Soares, a vantagem do lançamento de novos polos em Maracanaú e Redenção é que eles seriam organizados com gestão em áreas comuns no desenvolvimento de produtos, segurança, logística e processos, além do compartilhamento de outras ações.

Os principais polos industriais do Nordeste

O polo industrial de Camaçari, na Bahia, o polo de Cabo, em Pernambuco, e o polo industrial de Fortaleza são os principais centros industriais do Nordeste.

Os principais motivos para que eles sejam os principais polos industriais da região são os incentivos fiscais, a mão de obra mais barata que outros estados da federação, a disponibilidade de matérias-primas e a localização geográfica com rápido acesso ao comércio marítimo. 

Imagem: Reprodução/O povo