Número de assassinatos em Pernambuco no mês de março causa preocupação

Só no mês de março, o número de assassinatos em Pernambuco foi de 314, totalizando 915 homicídios no primeiro trimestre de 2023. A Zona da Mata é uma das que geram mais preocupações para a segurança pública no estado.

Segundo dados da Rádio Liberdade de Caruaru, o primeiro trimestre teve 100% de aumento de homicídios na cidade. Além disso, no primeiro final de semana, aconteceram 26 crimes violentos letais intencionais no estado de Pernambuco.

Pernambuco registra alto número de assassinatos desde 2022

Em 2022, Pernambuco foi o estado com mais crimes violentos letais intencionais por 100 mil habitantes no Brasil. De acordo com os números da Secretaria da Defesa Social (SDS), o número de assassinatos é de 35,3 a cada 100 mil moradores do estado.

No ano passado foram registrados 3.320 assassinatos. Com esses dados, o Pernambuco se torna o terceiro estado mais violento da região Nordeste do Brasil, ficando atrás apenas de Alagoas e Piauí.

O primeiro trimestre de 2023 foi marcado por 915 homicídios no estado de Pernambuco. Só no mês de março foram 314 assassinatos. No mesmo período, em 2022, foram registrados 327 crimes seguidos de morte nas cidades pernambucanas,

A governadora Raquel Lyra (PSDB) está em processo de lançamento de uma das suas principais campanhas, o “Juntos pela Segurança”.

O programa tem o objetivo de reduzir roubos e o número de assassinatos no estado, além disso, vai modernizar os equipamentos policiais, como armas, munições, coletes e novos veículos. Segundo a governadora, o “Juntos pela Segurança” deve ser implementado ainda neste mês de abril, porém ainda não há data específica.

Número de assassinatos violentos intencionais em 2022 no Pernambuco

Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), o Pernambuco registrou em 2022:

  • 3.320 homicídios;
  • 103 casos de latrocínio;
  • 72 casos de feminicídio;
  • 15 casos de lesão corporal seguida de morte.

Imagem: Marlon Costa / Pernambuco Press