Número de baianos aguardando por perícia do INSS é de quase 60 mil

Devido à alta demanda de pessoas solicitando a perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o estado da Bahia não tem conseguido atendê-los e quase 60 mil baianos estão na fila.

O estado possui 52 agências do INSS e 180 médicos peritos, no entanto o tempo médio de espera está sendo de três meses em Salvador e o ideal seria 45 dias. Enquanto nas cidades menores do interior esse tempo é ainda maior.

INSS deixa fila de pessoas para perícia médica

O mês de março é marcado por quase 1 milhão de pessoas em todo o Brasil aguardando pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo o Ministério da Previdência Social esse número refere-se aos cidadãos com consulta já agendada.

Este é o maior número de pessoas na fila nos últimos quatro anos. Enquanto isso, os cidadãos impossibilitados de trabalhar seguem sem receber nenhum auxílio.

Além disso, no ano passo em 2022 os peritos entraram em greve o que atrasou ainda mais o tempo de espera na fila.

Histórico de brasileiros na fila de perícia médica

O ano de 2023 aponta que terá o maior número de pessoas na fila de perícia médica até o final do ano. No entanto, esse índice tem sido alto nos últimos 3 anos. Veja abaixo!

  • 2020: 726.894 
  • 2021: 635.000 
  • 2022: 828.000 

Soluções para redução da fila de perícia do INSS

Segundo o Ministro da Previdência, Carlos Lupi, estão sendo estudados mutirões por todo o Brasil, especialmente nas cidades com maiores índices de pessoas na fila, como é o caso do Nordeste.

Ele informa que serão encaminhados peritos da região central da região Nordeste para as cidades do interior onde possuem as maiores filas. Segundo Carlos Lupi, essa mobilização deve acontecer ainda neste mês de março. 

Imagem: Angela_Macario / Shutterstock.com