Número de policiais no Pará supera média nacional; saiba mais
De acordo com o levantamento Raio-X das Forças de Segurança Pública, o número de policiais no Pará para cada mil habitantes supera a média nacional. Apesar disso, conforme explicação de especialista, a presença maior de agentes de segurança nem sempre se reflete em uma sociedade mais segura.
Saiba mais detalhes sobre o resultado do estudo.
Pará se destaca pelo número expressivo de policiais para cada mil habitantes
O levantamento Raio-X das Forças de Segurança Pública, divulgado nesta terça-feira (27), indica que o estado do Pará conta, em média, com quatro policiais militares para cada mil habitantes. Essa proporção é inclusive superior à média nacional, que é de 2,9 agentes de segurança para cada mil habitantes.
Segundo o levantamento, o estado do Amapá aparece no topo do ranking, com 10,8 policiais militares por mil habitantes, seguido pelo Distrito Federal (6,6) e Acre (5,7). Já Tocantins (1,8), Paraná (2,0) e São Paulo (2,1) estão na outra ponta, com a menor quantidade de agentes policiais para cada mil habitantes.
No entanto, conforme explica Renato Sérgio de Lima, presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), nem sempre o número de policiais significa mais segurança. É o caso, por exemplo, do Amapá, que, apesar da quantidade expressiva de agentes, tem a maior taxa de mortes violentas do país.
“A alta mortalidade ali é puxada, em especial, pelo número de mortes decorrentes de intervenções policiais. O estado herdou características do militarismo. Na outra ponta, Santa Catarina, com 1,3 policiais militares por mil habitantes, tem a segunda menor taxa de mortes violentas intencionais”, avalia.
Apesar disso, como mostra a Associação Internacional de Chefes de Polícia, a proporção de policiais para cada mil habitantes no Pará é bastante razoável se comparado com outros país. Nos Estados Unidos, por exemplo, varia de 1,8 a 2,6.
Imagem: Reprodução/Agência Pará