O que é conta digital para empresas? Como funciona na prática?

Não é novidade que a transformação digital chegou para ficar no dia a dia do cidadão comum e, também, virou um diferencial competitivo para as empresas que querem prosperar no mercado. Nesse cenário, precisamos falar de um elemento importante desse processo: a conta digital.

Essa inovação do setor financeiro surgiu juntamente com a entrada definitiva de investimentos em tecnologia e inovação nesse setor. 

Tal transformação foi impulsionada especialmente pelas fintechs, startups que unem tecnologia com finanças para entregar soluções inovadoras e acessíveis para seus clientes.

Se, antes, o mercado bancário era composto majoritariamente por grandes instituições tradicionais, de 15 anos para cá, vimos um verdadeiro boom de fintechs e novos players trazendo, especialmente, soluções digitais inovadoras para facilitar a vida do público e democratizar o acesso aos produtos bancários.

A conta digital, nesse sentido, já é uma realidade em todo o mundo. Segundo dados do Insider Intelligence, 61% dos clientes bancários pretendem abrir uma conta digital em breve.

Além disso, 8 de cada 10 transações bancárias realizadas no Brasil são processadas via canais digitais, segundo a Febraban

A vasta aceitação não só da conta digital, mas também de outros serviços e processos digitais, tem a ver com a conveniência e segurança atreladas a essa modalidade. Afinal, andar com dinheiro em espécie vem se tornando algo cada vez mais raro.

Dito isto, quer entender direitinho o que é conta digital e como ela funciona? Vamos te mostrar também como esse serviço pode ser oferecido até mesmo por empresas que não são do segmento financeiro.

Confira!

Conta digital: o que é?

A conta digital nada mais é que uma conta corrente normal, porém, 100% digital. Isto é, todos os serviços relacionados a essa conta corrente deverão ser solicitados e executados por meio do aplicativo ou site da instituição que abriu a conta para o correntista. 

Em resumo, não há a necessidade do cliente se dirigir a uma agência física dessas instituições para realizar uma operação. Na verdade, a grande maioria dos bancos digitais, senão todos, não contam com um estabelecimento físico para operações bancárias. Tudo é 100% online!

Uma conta digital geralmente oferece todos os serviços que encontramos em uma conta corrente normal, como:

  • transferências via Pix, DOC ou TED;
  • pagamentos;
  • depósitos.

Além disso, o processo de abertura geralmente é super simples, seguro e ágil. Tudo é feito pelo próprio aplicativo, que é onde o cliente disponibiliza seus dados, faz a autenticação da identidade e tem sua conta aberta até no mesmo dia.

A conta digital é uma excelente opção tanto para democratizar a bancarização do maior número de pessoas, como também para tornar a vida do correntista mais fácil, barata e flexível.

Por sinal, a abertura da conta digital é um processo simples e desburocratizado e envolve bem menos custos, como taxas sobre transferências, saques e opções de crédito mais personalizadas ao perfil do cliente.

Qual a melhor conta digital?

Não é fácil responder qual é a melhor conta digital no Brasil, uma vez que temos grandes players no mercado que atuam em nichos diversos e oferecem também soluções diferentes.

Dentre as contas digitais mais conhecidas, temos as do Nubank, Banco Inter, C6 Bank, Original, Next e muitas outras.

Adicionalmente, há contas digitais de outros segmentos, como os de banking as a service. Você sabe o que é isso?

Esse é o nome dado ao segmento de mercado que inclui empresas de tecnologia que oferecem estruturas bancárias digitais para empresas do varejo e outros segmentos comerciais.

Isso mesmo, com o banking as a service, é possível, por exemplo, que um varejista tenha uma estrutura bancária completa para oferecer aos seus clientes, como:

  • conta digital;
  • cartão pré-pago;
  • soluções de crédito personalizadas;
  • ofertas em produtos;
  • possibilidade de transferências; 
  • e muito mais.

A Zoop, por exemplo, é uma dessas empresas de banking as a service que oferece uma estrutura bancária com conta digital toda pronta para seus clientes B2B.

Como oferecer conta digital para empresas?

Afinal, quem pode oferecer serviços financeiros? Com a consolidação do sistema de banking as a service, qualquer empresa, seja qual for o segmento, inclusive de varejo ou serviços, pode contratar uma plataforma white label de serviços bancários para oferecê-los aos respectivos clientes.

O mais interessante desse processo é que, por exemplo, um e-commerce não precisa investir na estrutura financeira própria, pois basta replicar e customizar a plataforma contratada junto a uma fintech.

Quais são os tipos de serviços financeiros?

Com uma boa plataforma de banking as a service, é possível oferecer conta digital, cartão pré-pago, condições exclusivas de crédito, transferências entre contas e uma série de descontos para os clientes correntistas.

Essa é uma excelente maneira para incentivar a fidelização e transformar a empresa em uma prestadora de serviços financeiros autônoma e eficiente.  

E então, tirou todas as suas dúvidas sobre o que é conta digital? Caso você seja dono de um negócio e precise de uma solução moderna e eficiente para dar mais autonomia à gestão financeira da sua empresa e gerar mais fidelização do seu público, talvez uma plataforma banking as a service seja o segredo do sucesso!

Esperamos que tenham gostado do nosso conteúdo! Para mais dicas como essa, continue acompanhando os artigos do nosso blog. Até a próxima!

Este artigo foi escrito pela Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.