Obra muda coloração da água em rio da Bahia
A construção de uma barragem no Rio Grande, em São Desidério, oeste da Bahia, alterou a coloração da água.
Desde a última terça-feira (13), o rio apresentou uma cor esbranquiçada, o que assustou os moradores da região.
Saiba mais informações sobre o assunto a seguir.
Coloração do Rio Grande
A água do Rio Grande, utilizada pelos moradores de São Desidério, começou a ficar esbranquiçada na terça-feira (13). A mudança na cor deixou quem utiliza o rio assustado, já que uma barragem está sendo construída no local.
Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a obra possui licença ambiental. Como foi feito um desvio de 100 metros para a construção da estrutura da barragem, a cor do rio foi alterada.
O tom esbranquiçado nas águas deve perdurar por dois ou três dias, ainda de acordo com o Inema. O Instituto ainda tranquilizou a população ao afirmar que não há químicos no rio que possam prejudicar a vida dos peixes e das pessoas.
O Rio Grande é um dos maiores afluentes do Rio São Francisco no estado baiano. Quem utiliza a água frequentemente alega que as escavações no leito do rio para a montagem da barragem foram responsáveis pela mudança de cor.
A Secretaria do Meio Ambiente da Bahia afirmou em nota que a obra está relacionada a um empreendimento de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) e que está ciente da condição do rio. Com isso, a empresa responsável pela barragem enviou pipas para a população até que a situação se normalize.
O Comitê das bacias também foi acionado para realizar o parecer técnico da situação do rio.
Onde encontrar mais informações?
Para saber as últimas notícias do que acontece no seu estado, acesse o portal digiwn.com e não perca nada!
Imagem: Reprodução/Wikipedia