Bebê morre em Ilhéus por omissão de socorro do SAMU
Uma mulher que estava em trabalho de parto denunciou a omissão de socorro do SAMU de Ilhéus, no sul da Bahia. Ela ficou cerca de 4 horas aguardando a chegada de uma ambulância. Infelizmente, devido ao longo tempo de espera, o bebê morreu.
O caso ocorreu segunda-feira (10), e segundo a mãe do bebê, Rebeca Batista Duarte, a médica que a atendeu informou que não enviaria uma ambulância ao local, pois o trabalho de parto não compete ao SAMU.
Omissão de socorro do SAMU de Ilhéus
De acordo com o pai do bebê que faleceu por omissão de socorro do SAMU, a mãe entrou em trabalho de parto por volta da meia-noite de segunda-feira. A unidade de saúde foi chamada, pois a família mora no bairro Nova Ilhéus, em área de difícil acesso.
A família relata que a médica do SAMU negou atendimento e informou que não enviaria uma ambulância para o local. O bebê nasceu por volta das 04h e a equipe de saúde chegou por volta das 05h30. A criança foi encaminhada ao hospital, porém já estava sem vida.
Os pais do bebê registraram um Boletim de Ocorrências denunciando a negligência do SAMU.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a denúncia está sendo investigada. A secretaria informa também que na primeira ligação consta que a informação repassada ao casal foi de que não havia ambulância avançada disponível naquele momento, sendo necessário buscar um hospital por meios de locomoção próprios.
Ainda de acordo com a SMS, não houveram outras ligações até as 5h, momento em que os pais comunicaram ao SAMU o nascimento da criança.
Por fim, a família aguarda a liberação do corpo do bebê e as investigações pelos órgãos responsáveis.
Acompanhe as últimas notícias da Bahia em nosso site e fique por dentro das novidades.
Imagem: Reprodução / Secretaria da Saúde da Bahia