Pará aparece entre os estados com maior sensação de insegurança do Brasil

De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado do Pará aparece na terceira colocação no ranking dos estados com maior sensação de insegurança do país. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, porém, destacou a redução de crimes violentos neste ano.

Saiba mais detalhes.

Pará é um dos estados com maior sensação de insegurança do país

Segundo a “Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2023“, do IBGE, o estado do Pará aparece na terceira colocação no ranking dos estados com maior sensação de insegurança do Brasil. Isso porque 34,6% da população paraense se declarou insegura em seu bairro.

Já em relação à população brasileira, o número foi de 24,9%, ou seja, o Pará aparece 9,6% acima da média nacional. Além disso, a pesquisa ainda mostra que, na Região Metropolitana de Belém, essa sensação de insegurança é percebida por 46,5% da população, enquanto que, no caso da capital Belém, por 42,8%.

Depois da divulgação da pesquisa, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará destacou que, entre janeiro e novembro deste ano, foi registrada uma redução de 14,30% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em todo o estado, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Além disso, segundo a secretaria, ao comparar os anos de 2018 e 2022, nos bairros de Belém contemplados pelo programa Territórios pela Paz, a redução foi ainda maior, de 79,4%. A secretaria ainda eeforça que o governo estadual entregou mais 3 mil viaturas, contou com mais 8.500 agentes de segurança e ainda ampliou suas tecnologias.

Lembrando que o objetivo da pesquisa do IBGE é traçar um perfil das condições de vida da população brasileira por meio da perspectiva das desigualdades entre os grupos sociais, auxiliando na criação de políticas públicas.

Imagem: Reprodução/Agência Pará