Pará, Ceará e Pernambuco estão entre os estados que poderão presenciar eclipse solar neste sábado (14)

No próximo fim de semana, os brasileiros poderão assistir ao primeiro eclipse solar em quase 30 anos e os moradores de estados nordestinos estão entre os sortudos. Por outro lado, no estado de São Paulo, por exemplo, o fenômeno será parcial. Vale ressaltar que o próximo eclipse será apenas no ano de 2027. Saiba mais detalhes e veja os horários para assistir ao fenômeno.

Eclipse solar poderá ser visto pelos moradores do Pará, Ceará e Pernambuco

O fenômeno está previsto para acontecer no próximo sábado, quando a lua passar entre a Terra e o Sol, fazendo com que o dia vire noite em diversas partes do mundo. Neste ano, os sortudos são os moradores das regiões Norte e Nordeste, como, por exemplo, os dos estados do Pará, do Ceará e também de Pernambuco.

Por outro lado, como explica Filipe Monteiro, astrônomo do Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em outras partes do país, como é o caso do estado de São Paulo, o eclipse poderá ser visto pelos seus moradores, mas somente de maneira parcial.

“São Paulo está fora da faixa da totalidade do eclipse. Nesse caso, o tamanho aparente da lua é menor do que o do Sol e a lua deixará passar um anel de luz, o chamado anel de fogo. Então, em São Paulo haverá um eclipse parcial, ou seja, cerca de 40% do disco solar será assombreado pela lua”, explicou.

Além disso, de acordo com o astrônomo, o fenômeno já poderá ser vislumbrado de forma total no estado do Amazonas, por volta de 12h05, e seguirá para os outros estados, como Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e também Pernambuco, até próximo das 17h50.

Lembrando que a última vez que o eclipse pôde ser observado no Brasil foi no dia 3 de novembro de 1994 e a previsão é que só volte a ser visto no país em 2027.

Imagem: Reprodução/NASA