Pará é o primeiro colocado em ranking de transparência em portais públicos no Brasil

O estado do Pará foi reconhecido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil como o detentor do portal público mais transparente entre as 27 unidades federativas. Essa é a segunda vez que o estado aparece na primeira posição. Foram analisados os portais de diferentes instituições.

Saiba mais detalhes.

Estado do Pará se destaca com o portal público mais transparente do país

De acordo com o levantamento realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, o Pará possui o portal mais transparente do país entre os 27 estados brasileiros. A unidade federativa conseguiu o índice geral de 80,41%, conquistando, portanto, a primeira posição da lista.

Vale ressaltar que, no ano passado, quando o levantamento foi feito pela primeira vez, o Pará também ficou na primeira colocação do ranking. Neste ano, é seguido por Rondônia, Minas Gerais, Distrito Federal e Paraná. Pará, Rondônia e outros três estados são os únicos com índice geral superior a 70% neste ano.

Além disso, o levantamento analisou 8.045 portais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos Tribunais de Contas, Ministérios Públicos e das Defensorias Públicas da União, dos estados e dos municípios. Ricardo Sefer é procurador-geral do estado e comentou o feito paraense.

“As atividades públicas são diárias e complexas. A transparência é uma cultura que precisa ser semeada diariamente na administração pública, algo que o governador preza e sempre teve essa premissa desde o início de seu governo. Agora, estamos colhendo os frutos de uma cultura de transparência”, ressaltou.

Ademais, vale destacar que o levantamento foi produzido através de uma parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e também com o Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT). Para avaliar os portais públicos, são analisados centenas de itens que são específicos para cada instituição.

Imagem: Reprodução/Freepik