Pará registra grande número de acidentes com pipas em redes elétricas
Um levantamento realizado pela Equatorial Energia mostra que, entre janeiro e junho deste ano, mais de 1.800 acidentes envolvendo pipas em redes elétricas foram registradas no Pará.
Esta é uma causa perigosa e que também pode causar a interrupção do fornecimento de energia, prejudicando diversas pessoas.
Saiba mais sobre o assunto a seguir.
Acidentes com pipas no Pará
Neste ano, os dados da Equatorial Energia registraram mais de 1.800 acidentes entre pipas e a rede elétrica. O número ainda é 15,80% menor em comparação ao ano passado, em que 2.139 casos foram registrados no mesmo período.
Mesmo com a queda, os registros atuais ainda são preocupantes. Acidentes desse tipo causam a interrupção de energia, o que prejudica o funcionamento de casas e estabelecimentos.
Os acidente geralmente acontecem com pipas que estão presas à linhas com cerol. Ao tocar nos fios elétricos, elas causam o rompimentos dos cabos. Com o passar do tempo, os fios ficam desgastados e, em dias úmidos, isso pode resultar em curtos-circuitos.
O estado do Pará tem a lei nº 9.597, que proíbe o uso, o armazenamento, a fabricação e a venda de linhas com cerol. A utilização do material, produzido através da mistura de cola, limalha e vidro moído, também é considerada crime pelo Código Penal Brasileiro.
A limalha de ferro pode provocar choques e curtos-circuitos, além de ser arriscada para a vida de ciclistas, motocicletas e para os moradores no geral.
Como forma de conscientização, o “Projeto Pipas” irá percorrer 55 escolas paraenses no mês de junho com o patrocínio da Equatorial Pará.
Crianças e jovens de Belém, Ananindeua, Marituba, Castanhal, Abaetetuba, Capanema, Santarém, Moju, Benevides e Marabá serão instruídos sobre os riscos de empinar pipas perto de fiações elétricas de forma educativa e lúdica.
Onde encontrar mais informações?
Para saber as últimas notícias do que acontece no seu estado, acesse o portal digiwn.com e não perca nada!
Imagem: Reprodução/Ascom Equatorial Energia