Pará registra grande número de inadimplentes idosos

O Mapa de Inadimplência e Negociações da Serasa revelou que mais de 2,5 milhões de pessoas estavam inadimplentes no Pará durante o mês de abril.

Os dados ainda revelam que pessoas com mais de 60 anos representam 15,4% dos inadimplentes do estado.

Saiba mais informações a seguir.

Número de inadimplentes no Pará

No Brasil, 71,4 milhões de pessoas possuem dívidas a pagar no mês de abril. O número aumentou em 732 mil novos indivíduos em comparação ao mês anterior. A população idosa representa 17,7% dos consumidores.

O estado do Pará registou mais de 2,5 milhões de pessoas inadimplentes nesse período e 15,4% delas são aquelas acima de 60 anos de idade.

Há uma lógica para o alto número de consumidores com essa idade estarem registrados nessas estatísticas. Pablo Damasceno é presidente do Conselho Regional de Economia do Pará e Amapá (Corecon-PA/AP) e explica as razões para isso.

Pessoas dessa faixa etária têm mais probabilidade de cair em golpes virtuais e ajudar financeiramente outros membros da família para o pagamento de despesas.

“É importante que o idoso se imponha para que os mais jovens da unidade familiar assumam suas dívidas”, declarou o presidente.

Como quitar as dívidas?

Algumas medidas estão sendo tomadas para que os consumidores acima dos 60 anos consigam honrar com seus pagamentos.

Serão investidos R$ 1,2 bilhão da economia do estado do Pará para o pagamento antecipado do décimo terceiro salário. Serão contemplados os beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

O presidente da Corecon alerta a terceira idade para que esse valor seja destinado ao pagamento das dívidas em aberto, assim como aqueles que tem direito à restituição do primeiro lote do Imposto de Renda.

Usar ferramentas para a renegociação de dívidas também é uma saída interessante para que as pessoas deixem de ser inadimplentes. Um deles é o Serasa Limpa Nome, em que os valores podem receber descontos de até 90%.

Imagem: Reprodução/Freepik