Destino imperdível para amantes da natureza: conheça este parque incrível entre Minas Gerais e Bahia

Se você ama estar em contato com a natureza e contemplar belas paisagens, então precisa conhecer este parque entre Minas Gerais e Bahia.

O Parque Nacional Grande Sertão Veredas está localizado dentro do bioma do Cerrado e proporciona a proteção de espécies da fauna e da flora, inclusive algumas ameaçadas de extinção.

O local foi inaugurado em maio de 2004 e seu nome é uma homenagem a uma das maiores obras literárias brasileiras, o romance Grande Sertão: Veredas, do escritor mineiro João Guimarães Rosa. Confira!

Conheça mais sobre o parque entre Minas Gerais e Bahia

O Parque Nacional Grande Sertão: Veredas está localizado na região Noroeste de Minas Gerais, na divisa com a Bahia. O local reserva um dos ecossistemas mais importantes do Brasil: o cerrado.

Sua área tem mais de 200 mil hectares e abriga diversas espécies da flora e da fauna, além de belas paisagens. Sem dúvida, é um local perfeito para a visitação dos amantes da natureza.

O espaço é formado por diversas formações de vegetais com grandes campos limpos, matas de galeria, chapadas e veredas. Além disso, o parque entre Minas Gerais e Bahia possui nascentes, riachos e solo encharcado.

No Parque Nacional Grande Sertão: Veredas, vivem diversas espécies de aves, anfíbios, mamíferos e répteis.

A diversidade de mamíferos do parque é surpreendente e, entre os animais, estão a onça-pintada, o tamanduá-bandeira e o lobo-guará, por exemplo.

O Parque Nacional Grande Sertão: Veredas disponibiliza passeios de bicicleta, trilhas guiadas, acampamento e oportunidades para participar de projetos de pesquisa e de conservação.

Atualmente, não há cobrança de ingresso para acesso ao Parque entre Minas Gerais e Bahia e as visitas devem ser agendadas através do telefone (38) 3634-1465 ou pelo e-mail: parnagsv@gmail.com.

A visitação pode ser feita todos os dias, entre as 7h e as 18h. Entre as principais orientações estão que os visitantes levem água e lanche, evitando vasilhames de vidro ou enlatados, além de usar roupas adequadas, protetor solar e repelente.

Imagem: Reprodução/Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade