Passagens de ônibus vão ficar mais caras em Pernambuco

A Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) determinou um aumento no valor das passagens de ônibus intermunicipais do estado. A medida já começou a valer nesta semana e o reajuste pode superar os 7%.

De acordo com a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), gestora do sistema, a alta foi sugerida com base na taxa oficial da inflação no Brasil. Além disso, o reajuste pode ser diferente para cada empresa e em cada linha operada no estado.

Saiba mais detalhes.

Expectativa para o reajuste em passagens é conseguir compensar a inflação

Desde a segunda-feira (10), está valendo um aumento no preço das passagens de ônibus intermunicipais do estado de Pernambuco. A medida foi aprovada pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) e publicada no Diário Oficial, no dia 7 de julho. O reajuste a ser aplicado nos valores é de até 7,24%.

De acordo com a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), gestora do sistema, o aumento foi feito baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (ICPA), que é taxa oficial da inflação do país.

Vale ressaltar que, mesmo que o percentual autorizado pela companhia seja de 7,24%, cada empresa tem liberdade para definir qual será o aumento real das tarifas, de modo que as linhas operadas poderão cobrar valores diferentes entre si. A única regra é que o reajuste não pode ultrapassar 7,24%.

Ainda segundo a EPTI, a sugestão do aumento das passagens foi para garantir “o equilíbrio econômico-financeiro dos serviços prestados”. Além disso, a empresa explica que a proposta do reajuste é compensar a inflação registrada entre os dias 1 de março de 2022 e 31 de maio deste ano.

Lembrando que o sistema de transporte intermunicipal é responsável pelo atendimento aos municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão do estado de Pernambuco.

Imagem: Reprodução/TV Globo