Pernambuco consegue zerar número de lixões no estado quase uma década após proibição
Desde 2014, os lixões estão proibidos no Brasil, após a Política Nacional de Resíduos Sólidos reconhecida pelo Governo Lula, em 2010. E o estado do Pernambuco conseguiu zerar o número de descarte ilegal de resíduos sólidos.
Agora, todas as cidades do estado possuem aterros sanitários licenciados que favorecem a redução dos resíduos.
Pernambuco tem Marco Zero
A meta era acabar com o número de lixões abertos em seus 184 municípios. No último dia 20 de março de 2023, foi anunciado o Marco Zero em uma entrevista coletiva. O objetivo foi atingido após a dedicação das entidades e a colaboração de prefeitos e gestores.
O Grupo de Trabalho “Lixão Zero” foi essencial para o alcance dos resultados. Então, todos os integrantes são considerados responsáveis pela erradicação dos lixões em Pernambuco.
Além disso, essa conquista beneficia tanto o meio ambiente quanto a população.
Programa Lixão Zero
O Programa Nacional Lixão Zero já encerrou 800 lixões em todo o Brasil, representando 25% dos existentes. O objetivo é destinar os resíduos sólidos para o descarte correto.
O Lixão Zero contribui para o fortalecimento da coleta seletiva, reciclagem, recuperação energética, disposição dos rejeitos de forma apropriada no meio ambiente, etc.
Em média, cada brasileiro produz 1kg de resíduo sólido por dia, chegando ao total de aproximadamente 82 milhões de toneladas por ano. Por isso a importância do Programa Lixão Zero, que preserva os recursos naturais e diminui os impactos ambientais.
Como é feito a erradicação dos lixões?
As medidas iniciais são:
- Cercamento da área;
- Drenagem superficial;
- Cobertura com vegetação apropriada.
Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso site para ficar por dentro das novidades do Brasil e do mundo.