Pernambuco é segundo estado brasileiro com mais roubos e furtos de veículos; veja ranking

O Brasil registrou um aumento, pelo segundo ano consecutivo, nesse tipo de crime em 2022, após uma redução na taxa de roubo e furto de veículos. O crescimento foi de 8% em comparação ao ano anterior. No Rio de Janeiro, os proprietários de veículos enfrentam o maior risco de perder seus automóveis para o crime, mantendo a mesma posição ocupada em 2021. Em seguida, estão Pernambuco e Piauí.

De acordo com os dados apresentados no anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os crimes contra o patrimônio envolvendo carros, caminhões e outros veículos motorizados estão em ascensão, especialmente devido ao furto, uma modalidade menos agressiva que o roubo, não envolvendo ameaça ou violência. Leia mais!

Cenário em 2022

No ano passado, o país registrou 373.225 veículos roubados, aproximadamente 38 mil a mais em relação ao ano anterior. A taxa de roubo/furto aumentou de 300 para 324, calculada para cada 100 mil veículos registrados. No relatório divulgado na última quinta-feira (20), o Fórum Brasileiro de Segurança Pública apresentou algumas hipóteses para explicar o aumento da taxa de roubos de veículos em 2022.

O número foi atribuído, em parte, ao retorno de uma tendência pré-pandemia, com as pessoas saindo mais de casa e expondo seus carros e motocicletas. Alguns estudos recentes buscam compreender, por exemplo, o caso de São Paulo, que conseguiu reduzir razoavelmente os índices de roubos e furtos.

Sobre o ranking

Os estados com menor incidência de roubo de veículos foram o Mato Grosso e Goiás, mantendo uma tendência observada em anos anteriores. Ambos os estados possuem vastas áreas rurais, o que impacta na logística desse tipo de crime.

A proporção entre as duas modalidades de crime também variou de acordo com o estado. Na Paraíba, 74% das ocorrências foram classificadas como roubo, enquanto no extremo oposto está o Mato Grosso do Sul, onde 90% das ocorrências foram de furto.

Imagem: Reprodução/Freepik